Fragilidades da educação ambiental na escola pública

a formação dos professores

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.8982

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica. Formação de professores. Escola pública. Educação básica.

Resumo

Neste trabalho, buscou-se compreender sobre as condições requeridas para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítica nas escolas, de forma especial, a capacitação docente. A pesquisa foi realizada com a participação de 34 professores de duas escolas públicas estaduais em Colatina-ES. Os dados foram coletados a partir de questionários e a análise feita de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que há deficiência na formação dos professores quanto às questões ambientais, tanto na formação inicial quanto na continuada. Havendo, portanto, a necessidade do aprimoramento e da oportunização da formação docente condizente com os objetivos da Educação Ambiental Crítica.

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Biografia do Autor

Aldineia BUSS, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Instituto de Ciências Biológicas - ICB.

Mestre em biologia vegetal pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda no programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0121-1080.

Mariela Mattos da SILVA, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/ Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV.

Doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8040-1688.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

BUSS, A.; DA SILVA, M. M. . Fragilidades da educação ambiental na escola pública: a formação dos professores . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1-14, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.8982. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8982. Acesso em: 15 jun. 2021.