Apresentação

Autores

DOI:

10.29286/rep.v28i68.8387

Resumo

Estudos realizados destacam que muito do que os programas de pós-graduação em Educação têm pesquisado tem como foco principal a educação básica, na perspectiva de compreender os desafios e os avanços da realidade educacional brasileira. A cada dia novos desafios são impostos aos professores no exercício da profissão, fazendo com que precisem lidar com situações para as quais não foram ou não se sentem preparados, como a interculturalidade, a diversidade, as inovações curriculares. Assim, compreender como os professores ressignificam suas práticas pedagógicas a partir de suas experiências e os contextos em que estão inseridos, se faz necessário. As metodologias de pesquisas etnográficas, pesquisa-ação e de narrativas têm possibilitado envolver os professores em atividades reflexivas em torno do fazer docente, processo esse que, ao mesmo tempo em que informa,propicia a formação de todos os envolvidos. Nesta perspectiva, as pesquisas sobre formação de professores têm procurado considerar os diferentes contextos – pessoal, institucional e profissional – em que os profissionais se inserem, buscando compreender como se constituem docentes e como se desenvolvem profissionalmente. Assim, tem sido profícuo aproximá-los da pesquisa, a partir de metodologias em que se realiza a pesquisa com eles – e não apenas sobre eles –, por inseri-los em um movimento de reflexão, de aprendizagens, em que a colaboração entre universidade e escola se faz presente.

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Biografia do Autor

Filomena Maria Arruda MONTEIRO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação.

Editora da Revista de Educação Pública da UFMT

Rute Cristina Domingos da PALMA, UFMT

Doutora em Educação.

Editora adjunta da Revista de Educação Pública da UFMT

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

MONTEIRO, F. M. A.; DA PALMA, R. C. D. Apresentação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 267–274, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8387. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8387. Acesso em: 24 jul. 2024.