Apresentação
DOI:
10.29286/rep.v28i68.8387Resumo
Estudos realizados destacam que muito do que os programas de pós-graduação em Educação têm pesquisado tem como foco principal a educação básica, na perspectiva de compreender os desafios e os avanços da realidade educacional brasileira. A cada dia novos desafios são impostos aos professores no exercício da profissão, fazendo com que precisem lidar com situações para as quais não foram ou não se sentem preparados, como a interculturalidade, a diversidade, as inovações curriculares. Assim, compreender como os professores ressignificam suas práticas pedagógicas a partir de suas experiências e os contextos em que estão inseridos, se faz necessário. As metodologias de pesquisas etnográficas, pesquisa-ação e de narrativas têm possibilitado envolver os professores em atividades reflexivas em torno do fazer docente, processo esse que, ao mesmo tempo em que informa,propicia a formação de todos os envolvidos. Nesta perspectiva, as pesquisas sobre formação de professores têm procurado considerar os diferentes contextos – pessoal, institucional e profissional – em que os profissionais se inserem, buscando compreender como se constituem docentes e como se desenvolvem profissionalmente. Assim, tem sido profícuo aproximá-los da pesquisa, a partir de metodologias em que se realiza a pesquisa com eles – e não apenas sobre eles –, por inseri-los em um movimento de reflexão, de aprendizagens, em que a colaboração entre universidade e escola se faz presente.Downloads
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Publicado
2019-05-20
Como Citar
MONTEIRO, F. M. A.; DA PALMA, R. C. D. Apresentação. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 267–274, 2019. DOI: 10.29286/rep.v28i68.8387. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8387. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Sumário