A Formação de Professores e o “Ser Mais” Indígena

Autores

  • Ema Marta Dunck-CINTRA dunck@terra.com.br
    Docente no Instituto Federal de Mato Grosso. Rua Professora Zulmira Canavarros, 93 - Centro, Cuiabá - MT
  • Aurea Cavalcante SANTANA aurearsh@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso – Departamento de Letras/IL.

DOI:

10.29286/rep.v26i62/1.5004

Palavras-chave:

Formação de Professores Indígenas. “Ser Mais”. Decolonialidade.

Resumo

Com estudo pautado em pesquisa de campo e bibliográfica e que enreda autores decoloniais e autores que discutem sobre a formação de professores, este artigo analisa o posicionamento dos professores Chiquitano e mostra as comunidades da Terra Indígena Portal de Encantado, por meio da educação, estão, gradativamente, transformando o “ser menos” em “ser mais” (FREIRE, 2014b). É possível afirmar que a criação da escola Chiquitano e a formação dos professores fizeram com que gradativamente constituíssem a si mesmos e ao seu “novo” mundo, registrassem a sua cultura, valorizassem o conhecimento ancestral, produzissem ciência e definissem as suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Formação de Professores Indígenas. “Ser Mais”. Decolonialidade.

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Biografia do Autor

Ema Marta Dunck-CINTRA, Docente no Instituto Federal de Mato Grosso. Rua Professora Zulmira Canavarros, 93 - Centro, Cuiabá - MT

Doutora em Linguística pela UFG. Grupos de pesquisa: Estudos em Ensino de Língua e Literatura (GEELLI)/IFMT e Estudos, descrição e documentação de Línguas Indígenas - GEDDELI/UFMT. Docente no Instituto Federal de Mato Grosso. Rua Professora Zulmira Canavarros, 93 - Centro, Cuiabá - MT, CEP: 78005-200. Email. .

Aurea Cavalcante SANTANA, Universidade Federal de Mato Grosso – Departamento de Letras/IL.

Doutora em Linguística pela UFG. Grupo de Pesquisa: Estudos, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas (GEDDELI)/UFMT. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso – Departamento de Letras/IL. Av. Fernando Correa da Costa, Instituto de Linguagens, Cuiabá - MT, CEP:78060-900. Email. <aurearsh@yahoo.com.br>.

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

DUNCK-CINTRA, E. M.; SANTANA, A. C. A Formação de Professores e o “Ser Mais” Indígena. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 26, n. 62/1, p. 433–453, 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i62/1.5004. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5004. Acesso em: 20 abr. 2024.