A Formação de Professores e o “Ser Mais” Indígena
DOI:
10.29286/rep.v26i62/1.5004Palavras-chave:
Formação de Professores Indígenas. “Ser Mais”. Decolonialidade.Resumo
Com estudo pautado em pesquisa de campo e bibliográfica e que enreda autores decoloniais e autores que discutem sobre a formação de professores, este artigo analisa o posicionamento dos professores Chiquitano e mostra as comunidades da Terra Indígena Portal de Encantado, por meio da educação, estão, gradativamente, transformando o “ser menos” em “ser mais” (FREIRE, 2014b). É possível afirmar que a criação da escola Chiquitano e a formação dos professores fizeram com que gradativamente constituíssem a si mesmos e ao seu “novo” mundo, registrassem a sua cultura, valorizassem o conhecimento ancestral, produzissem ciência e definissem as suas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Formação de Professores Indígenas. “Ser Mais”. Decolonialidade.
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