Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida

Autores

  • Adriano Moro moroadriano@uol.com.br
    Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Fundação Carlos Chagas - São Paulo
  • Alessandra de Morais alemorais.shimizu@gmail.com
    Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil
  • Telma Pileggi Vinha telmavinha@uol.com.br
    Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Luciene Regina Paulino Tognetta lrpaulino@uol.com.br
    Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil

DOI:

10.29286/rep.v27i64.3733

Palavras-chave:

Avaliação do clima escolar. Construção e validação de instrumentos. Realidade escolar brasileira.

Resumo

O presente estudo objetivou a construção e análise de evidências de validação de instrumentos de medida para avaliar o clima escolar, na perspectiva de alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Após revisão de pesquisas nacionais e internacionais que investigavam o clima escolar, foram elaboradas uma matriz de referência e itens avaliativos adequados às escolas brasileiras. Feita a análise de conteúdo por especialistas, foram aplicados em uma amostra de 797 alunos e 243 professores de escolas públicas e particulares. Para validação de construto, foi utilizado o modelo teórico Reflexivo, em que, no procedimento de Análise Fatorial Confirmatória, foram obtidas cargas fatoriais significantes, nos diferentes instrumentos.

 

Palavras-chave: Avaliação do Clima Escolar. Construção e Validação de Instrumentos. Realidade Escolar Brasileira.

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Biografia do Autor

Adriano Moro, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Fundação Carlos Chagas - São Paulo

Doutorando da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil. Assistente técnico nos projetos de pesquisas e avaliações educacionais da Fundação Carlos Chagas e doutorando em Psicologia Educacional na Universidade Estadual de Campinhas - Unicamp

Alessandra de Morais, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil

Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil

Telma Pileggi Vinha, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Professora do Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UniversidadeEstadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Luciene Regina Paulino Tognetta, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Psicologia da Educação daFaculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

MORO, A.; MORAIS, A. de; VINHA, T. P.; TOGNETTA, L. R. P. Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: construção e validação de instrumentos de medida. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 27, n. 64, p. 67–90, 2017. DOI: 10.29286/rep.v27i64.3733. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3733. Acesso em: 5 nov. 2024.