GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.14748


Palavras-chave:

História da Educação, Educação., Meios de ensino, Pandemia.

Resumo

Em 1918, o mundo foi assolado pela pandemia da Gripe Espanhola e em 2020, pela pandemia da SARS-CoV-19. No Brasil, é possível perceber algumas semelhanças entre esses dois momentos. Este artigo tem por objetivo analisar as alterações ocorridas nos espaços e práticas pedagógicas visando a superação das situações pandêmicas. Optou-se pela abordagem da História Cultural, utilizando as concepções de Norbert Elias. Utilizou-se como fontes documentais oficiais, pronunciamento em mídia social e periódicos. Como resultado observou-se que unindo os esforços para a manutenção da vida, as escolas em alguns momentos serviram de espaços para serviços de internação e enfermaria.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth Figueiredo SÁ, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    É Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Participou do estagio de doutoramento na Universidade do Porto (2004). Em 2009 concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, em 2018 concluiu o pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia e, em 2023 concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Coimbra. tuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT ( 2019-2021). Membro do Conselho Editorial da Revista Educação Pública (A2). Integra a Sociedade Brasileira de História da Educação e a ANPED, sendo que nos biênios 2022-23 e 2042/25 atuou e atua como titular do Comitê Científico. Atua como professora Associada no Instituto de Educação e no Programa de Pós-graduação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória - GEM/UFMT. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres. Autora de livros e artigos na área de História da Educação.

  • Betânia de Oliveira Laterza RIBEIRO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do Programa De Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia a defender o Mestrado em Educação no (1992) na UFU. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000) pela USP-Ribeirão Preto. Pós-Doutorado em Educação (2019) pela Universidade de Uberaba. Professora Titular no Instituto de Ciências Humanas do Pontal UFU, Curso de Pedagogia; e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, orientando alunos do mestrado e doutorado. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE), coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPFE). Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em Formação Docente, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

  • António Gomes FERREIRA, Universidade de Coimbra (UC)

    António Gomes Ferreira é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e é professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade, onde tem vindo a desenvolver uma intensa atividade académica, vindo ocupando vários cargos, como Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Presidente do Conselho Científico, Subdiretor da mesma Faculdade durante largos anos, para além de Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Foi ainda Coordenador de Relações Internacionais e de Programas de Mobilidade da mesma Faculdade, Coordenador de vários cursos, designadamente do Doutoramento de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, membro do Conselho Coordenador de Formação de Professores e do Observatório de Bolonha da Universidade de Coimbra e integrou o Conselho da Qualidade da mesma universidade. É avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e tem integrado vários projetos de investigação nacionais e internacionais e comissões de várias revistas portuguesas e estrangeiras da área da educação, tendo ainda exercido a função de editor da Revista Portuguesa de Pedagogia

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Publicado

2024-03-23

Como Citar

GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 143–160, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.14748. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14748. Acesso em: 12 jul. 2025.