GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v33ijan/dez.14748

Palavras-chave:

História da Educação, Educação., Meios de ensino, Pandemia.

Resumo

Em 1918, o mundo foi assolado pela pandemia da Gripe Espanhola e em 2020, pela pandemia da SARS-CoV-19. No Brasil, é possível perceber algumas semelhanças entre esses dois momentos. Este artigo tem por objetivo analisar as alterações ocorridas nos espaços e práticas pedagógicas visando a superação das situações pandêmicas. Optou-se pela abordagem da História Cultural, utilizando as concepções de Norbert Elias. Utilizou-se como fontes documentais oficiais, pronunciamento em mídia social e periódicos. Como resultado observou-se que unindo os esforços para a manutenção da vida, as escolas em alguns momentos serviram de espaços para serviços de internação e enfermaria.

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Biografia do Autor

Elizabeth Figueiredo SÁ, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Participou do estagio de doutoramento na Universidade do Porto (2004). Em 2009 concluiu o pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, em 2018 concluiu o pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia e, em 2023 concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Coimbra. tuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT ( 2019-2021). Membro do Conselho Editorial da Revista Educação Pública (A2). Integra a Sociedade Brasileira de História da Educação e a ANPED, sendo que nos biênios 2022-23 e 2042/25 atuou e atua como titular do Comitê Científico. Atua como professora Associada no Instituto de Educação e no Programa de Pós-graduação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória - GEM/UFMT. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres. Autora de livros e artigos na área de História da Educação.

Betânia de Oliveira Laterza RIBEIRO, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do Programa De Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia a defender o Mestrado em Educação no (1992) na UFU. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000) pela USP-Ribeirão Preto. Pós-Doutorado em Educação (2019) pela Universidade de Uberaba. Professora Titular no Instituto de Ciências Humanas do Pontal UFU, Curso de Pedagogia; e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, orientando alunos do mestrado e doutorado. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE), coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação (NEPFE). Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), membro do Grupo de Trabalho em Formação Docente, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

António Gomes FERREIRA, Universidade de Coimbra (UC)

António Gomes Ferreira é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e é professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade, onde tem vindo a desenvolver uma intensa atividade académica, vindo ocupando vários cargos, como Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Presidente do Conselho Científico, Subdiretor da mesma Faculdade durante largos anos, para além de Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Foi ainda Coordenador de Relações Internacionais e de Programas de Mobilidade da mesma Faculdade, Coordenador de vários cursos, designadamente do Doutoramento de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, membro do Conselho Coordenador de Formação de Professores e do Observatório de Bolonha da Universidade de Coimbra e integrou o Conselho da Qualidade da mesma universidade. É avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e tem integrado vários projetos de investigação nacionais e internacionais e comissões de várias revistas portuguesas e estrangeiras da área da educação, tendo ainda exercido a função de editor da Revista Portuguesa de Pedagogia

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Publicado

2024-03-23

Como Citar

SÁ, E. F.; RIBEIRO, B. de O. L. .; FERREIRA, A. G. GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 143–160, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.14748. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14748. Acesso em: 24 nov. 2024.