O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14254

Palavras-chave:

Autoria indígena, Pensamento complexo, Pedagogia de Paulo Freire

Resumo

Este artigo trata da complexidade do pensamento de autores indígenas em trabalhos de dois eventos da Educação. Referenciamo-nos na perspectiva do pensamento complexo, utilizando uma abordagem qualitativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, combinados com uma análise construtivo-interpretativa. Foram analisadas vinte e duas publicações no Seminário de Educação da UFMT e no Seminário de Educação da UNIR, na década de 2012 a 2021. Identificamos nos trabalhos um pensamento multi-referenciado, no qual se articulam reflexões micro situadas, macro situadas e elaborações transdisciplinares auto organizadas e mobilizadoras de novos pressupostos para as escolas nas aldeias.

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Biografia do Autor

Mariuce Campos de MORAES, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Licenciatura Plena em Química, mestre em Educação e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Sou professora desde 1990, tendo iniciado minhas experiências docentes na Educação de Jovens e Adulto, passei também por escolas de Ensino Médio regular, segui posteriormente para a Educação Profissional, no então CEFET de São Vicente-MT, onde atuei por nove anos. Atualmente, sou docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus/Cuiabá. Tenho experiência no ensino de Química e interesse por sociologia das ciências, sociologia da educação, ensino de ciências, agroecologia, desenvolvimento rural e educação ambiental. Atualmente, sou pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens (LÍQUIDA) e à Rede Terra como princípio educativo. Sou docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais, UFMT Campus Cuiabá.. Minhas intenções atuais de pesquisa articulam estudos da Química, de sustentabilidade, de subjetividade e de cultura

Kécio Gonçalves LEITE, Universidade de Rondônia (UNIR)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR).

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

MORAES, M. C. de; LEITE, K. G. O PENSAMENTO COMPLEXO DE AUTORES INDÍGENAS EM TEXTOS ACADÊMICOS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 519–544, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14254. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14254. Acesso em: 3 maio. 2024.