Saber cotidiano e saber escolar: uma análise epistemológica e didática. Everyday knowledge and school knowledge: an epistemological and didactic analysis

Autores

  • Jefferson Ildefonso da Silva jeffmar@terra.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia – UFU. http://www.ufu.br
  • Elizete Maria da Silva Moreira elizete@unipam.edu.br
    Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM http://www.unipam.edu.br/

DOI:

10.29286/rep.v19i39.375

Palavras-chave:

Conhecimento escolar. Conhecimento cotidiano. Conhecimento científico. Didática escolar. Função da escola.

Resumo

O trabalho analisa o espaço epistemológico do saber escolar em suas relações com o conhecimento cotidiano e o científico e busca a recuperação do conhecimento cotidiano na produção do conhecimento escolar. A escola se faz o suporte do aluno para reelaborar seu conhecimento cotidiano com a contribuição dos saberes do conhecimento científico. O exercício da didática docente incorpora e desenvolve os requisitos epistemológicos para a produção dos saberes. As análises ampliam a compreensão epistemológica e pedagógica do conhecimento escolar e revelam sua importância de objetivo da aprendizagem. Revitalizam igualmente o conhecimento científico, reconquistando sua identidade no espaço da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Ildefonso da Silva, Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação,
pela PUC/SP. Rua Guajajaras, 360 – Uberlândia, MG

Elizete Maria da Silva Moreira, Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Mestre em Educação: Magistério Superior, pelo
UNITRI/Uberlândia. Praça Zequito Rocha, 25 – Patos de Minas, MG.

Referências

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1978.

CICILINI. Graça Aparecida; NOGEIRA, Sandra Vidal (Org.). Educação Escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2002.

CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

ESTRELA, Albano. Pedagogia, Ciência da Educação? Porto (Portugal): Porto Editora, 1992.

FURLANI, Lúcia M. Teixeira. A claridade da noite: os alunos do ensino superior noturno. São Paulo: Cortez, 1998.

GARCÍA, Eduardo. A natureza do conhecimento escolar: transição do cotidiano para o científico ou do simples para o complexo? In: RODRIGO, Maria José e ARNAY, José (Org.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico:

representação e mudança. São Paulo: Ática, 1998, p. 75-101.

GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 1999.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

KOSIK, Karel. A dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: inter-relações com conhecimentos científicos e cotidianos. Contexto & Educação. IJUÍ: UNIJUÍ, v.11, n. 45, p. 40-59, jan./mar., 1997.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stiner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas, 1945-1946. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MOREIRA, Elizete M. da Silva. Presença do cotidiano no ensino: uma contribuição para o desempenho dos professores de Química. 2001. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Magistério Superior) – Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, 2001.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NETTO, José Paulo; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Conhecimento: conhecimento e crítica. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

POZO, Juan I. Mudança decorrente da mudança: rumo a uma nova concepção da mudança conceitual na construção do conhecimento científico. In: RODRIGO, Maria José e ARNAY, José (Org.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico:

representação e mudança. São Paulo: Ática, 1998, p. 191 - 218.

RODRIGO, Maria José e ARNAY, José (Org.). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo: Ática, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Jefferson Ildefonso da. Conhecimento cotidiano: uma epistemologia da

práxis histórica. Ícone. Uberlândia: UNIT, v. 7, n. 1 e 2, p. 73-80, jan./dez. 2001.

Recebimento em: 22/12/2008.

Aceite em: 30/04/2009.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

SILVA, J. I. da; MOREIRA, E. M. da S. Saber cotidiano e saber escolar: uma análise epistemológica e didática. Everyday knowledge and school knowledge: an epistemological and didactic analysis. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 19, n. 39, p. 13–28, 2012. DOI: 10.29286/rep.v19i39.375. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/375. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura Escolar e Formação de Professores