GERENCIALISMO E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE A INCORPORAÇÃO DE UMA CULTURA NEOLIBERAL

Autores

DOI:

10.29286/rep.v32ijan/dez.14097

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Gerencialismo, Performatividade, Educação Superior

Resumo

O artigo busca compreender como a educação superior tem incorporado a cultura do gerencialismo e da performatividade. Tais elementos ampliam o controle e a regulação da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão tendo como critérios o desempenho e a eficácia. O objetivo é analisar como o gerencialismo e a performatividade na educação superior se tornaram uma cultura incorporada, partilhada e vivenciada, que toma como pressuposto básico a busca pela eficiência e eficácia definida pela agenda neoliberal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho teórico e com método hermenêutico. Concluímos que o cultivo do gerencialismo e da performatividade na educação tem aproximado a educação superior de modelos privados de gestão que primam pelos resultados quantificáveis e observáveis a partir das necessidades globais do neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Marlon Sandro LESNIESKI, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (Bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2012). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela UNOESC (2009). Bacharel em Comunicação Social pela UNOESC (2007). Licenciado em História (UNIASSELVI, 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul - GEPES Sul, sediado na UNOESC e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GIEPES- UNICAMP. Atuou como professor no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc (2012-2020) e em outros cursos da área de ciências sociais e da educação. Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIEPPES, articulada a Rede GIEPES da UNICAMP e uma das patrocinadoras da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup da Faculdade de Educação da UNICAMP. Editor de Marketing e Comunicação Digital da Revista Internacional de Educação Superior - RIESup- UNICAMP (QUALIS A3). Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC - SC.

Marcio Giusti TREVISOL, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu. Tem desenvolvido pesquisas entorno das políticas educacionais na educação superior e básica com enfoque na formação e trabalho docente, democratização da educação, regulação, internacionalização, políticas neoliberais, Estado e Políticas Públicas e influência dos organismos internacionais e da globalização nas políticas educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina- GEPPPPES / SC, pesquisador da Rede Ibero-Americana de Estudos e Pesquisas em Políticas, Processos de Educação Superior ? RIEPPES ? Unoesc/Unicamp, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior ? GEPES-UPF/RS e Vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade. Na extensão atua na formação de professores das redes estaduais, particulares e municipais fornecendo e estruturando cursos de capacitação docente. Atuou no ano de 2022 como Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (PPGEI) da Unoesc. De 2021 à 2022 atuou no Núcleo de Apoio Docente (NAP). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda pela PORTARIA No 60/UNOESC-R/2018 ? Comunicação Social e Membro do Comitê de Bioética do Hospital Universitário Santa Terezinha - HUST pela Portaria Nº 027/HUST- DG/2020. Membro do Conselho Municipal de Educação de Joaçaba.

Diego BECHI, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (Linha de Políticas Educacionais). Possui graduação em Filosofia, especialização em Metodologia para o Ensino da Filosofia (2009) e mestrado em educação (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) (Linha de Políticas Educacionais). Tem direcionado seus estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, priorizando os seguintes temas: estado, reformas educacionais, políticas públicas, políticas da educação básica e superior no Brasil e na América Latina, financiamento da educação, formação de professores, precarização e intensificação do trabalho docente e formação para a cidadania democrática. Entre 2020 e 2023, desempenhou a função de editor de seção na Revista Internacional de Educação Superior (RIESup/Unicamp). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES UPF) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior REDE GIEPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/SUL). De 2004 a 2020 atuou como professor titular na rede municipal de ensino de Tapejara - RS (20hs semanais). É coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

LESNIESKI, M. S.; TREVISOL, M. G.; BECHI, D. GERENCIALISMO E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APONTAMENTOS SOBRE A INCORPORAÇÃO DE UMA CULTURA NEOLIBERAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 32, n. jan/dez, p. 686–705, 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14097. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14097. Acesso em: 7 maio. 2024.