Voos literários com crianças indígenas e não indígenas na perspectiva intercultural, Campo Grande, MS
DOI:
10.29286/rep.v30ijan/dez.12862Palavras-chave:
Aprendizagem da leitura, Educação Intercultural, Terena, Experiência de aprendizagemResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender como a leitura promove o interesse e o envolvimento de crianças de 4 a 5 anos, a partir das memórias leitoras de seus professores, a fim de contribuir para a formação desses leitores em relação aos valores humanos. Para tanto, apresentamos a análise das atividades de leitura mediadas pelos professores, por meio de poemas e desenhos, abordando o respeito às diferenças étnicas desses sujeitos, em uma perspectiva dos estudos da literatura infantil e da educação intercultural. Essa inter-relação oportunizou às crianças experiências interculturais de leitura no espaço escolar.
Downloads
Referências
BRANDÃO, H.H. N.; MICHELETTI, G.(Coords.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação (2009). Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de Dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, CNE, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.
BRATNEY, S. M. Adivinha quanto eu te amo. 3ª ed. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
CANDAU, V.M.et al. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
CANTÚ, A. Série Sentimentos. Campo Grande: Gráfica e Editora Alvorada, 2012.
COELHO, K.; MACHADO, M. A. A importância da leitura na Educação Infantil: um estudo teórico. 2015. Disponível em: http://fapb.edu.br/media/files/35/35_1941.pdf. Acesso em: 12 fev. 2018.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2006.
ESCOLA MUNICIPAL SULIVAN SILVESTRE DE OLIVEIRA CRIANÇA DO FUTURO. Projeto Político Pedagógico da TUMUNE KALIVONO. Campo Grande: Secretaria Municipal de Educação, 1999.
CENPEC; FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN. Entre na roda. Leitura na escola e na comunidade. Volume 1- introdução - De livros, leituras e leitores. São Paulo, 2011.
JOSSO, M.Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, Editora Educa, 1945.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R..Literatura infantil brasileira. História e história. 2ª ed. São Paulo: Editora ática, 1985. Série Fundamentos.
LARROSA, J. Pedagogia profana. Danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. Ed. 1. Reimpr. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MACIEL, L.T.L.; JOSE DA SILVA, G. Nem “Programa de Índio”, nem “Presente de Grego”. In: Revista Brasileira de História da Educação, nº. 19, p. 205-226, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/84/92> Acesso em 02.mai. 2016.
OLIVEIRA, Z.de M.R. O trabalho do professor na Educação Infantil. 2ª ed. São Paulo: Biruta, 2014.
PEREIRA,E. de J.; FRAZÃO, G. C.; SANTOS, L. C. dos. Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores. 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/viewFile/2162/135>. Acesso em: 12 fev. 2018.
PRETI D. (org) O discurso oral culto. In: Normas de Transcrição. 2ª. ed. São Paulo: Humanitas Publicações. FFLCH/USP, 1999. Projetos Paralelos. v. 2. 224p. Disponível em: <http://www.concordancia.letras.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=58>. Acesso em: 22 fev. 2017.
SANTOS, D. L. dos. Desenvolvimento moral na Educação Infantil: o que pensam as educadoras. Mestrado em Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
SILVEIRA DE SOUZA, C.C. Educação moral e personalidade: exercitando as virtudes na infância. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed: 1998.
SOUZA, I. R. C. S. de; GARCIA, M.M. Ainda não sei ler e escrever: alunos indígenas e o suposto fracasso escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 199-213 j/março, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org./10.1590/2175-623651362>. Acesso em: 6 de jul. 2017.
THIÉL, J. C. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1175-1189, out./dez.2013. Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2017.
Toda criança tem direitos. In: Vídeo Canal Belinha a Ovelhinha da Revista F C Digital. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wmNnzKOOuA0> Acesso em: 28 jul. 2021.
VILAMAIOR, M. E. Rodas de leitura na primeira infância: formação de leitores e valores humanos em uma escola municipal de Campo Grande, MS. Dissertação (Mestrado) –Educação – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2018. Campo Grande, MS: UEMS, 2018. 245p. Disponível em: <http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953/teses_dissertacoes/1_cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953_2018-11-08_08-23-49.pdf >.