Epistemologias do sul e educação intercultural

contribuições da formação-ação-intercultural em Cuiabá-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12795


Resumo

Tecemos contribuições à temática Direitos Humanos e Interculturalidade em tempos de pandemia, dialogando com os estudiosos da decolonialidade e interculturalidade crítica. A leitura da realidade pautada na pesquisa-ação traz as falas de participantes da formação contínua Ikuia-Pá: história e cultura bororo na perspectiva da educação intercultural na primeira infância. Neste contexto formativo nasce o “grupo-pesquisador” e a sistematização da metodologia “formação-ação-intercultural” que pretende descolonizar fundamentando-se em epistemologias do Sul em contraposição à colonialidade do saber/conhecimento. Conclui-se que as formações de professores demandam outras proposições teóricas que possam criar novas pedagógicas capazes de promover a educação intercultural crítica na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Khellen Cristina Pires Correia SOARES, Instituto Federal do Tocantins

    Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Docente efetiva do Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

  • Beleni Salete GRANDO, Universidade Federal do Mato Grosso

    Pós-Doutora em Antropologia Social (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente efetiva da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

  • Jonathan STROHER, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Epistemologias do sul e educação intercultural: contribuições da formação-ação-intercultural em Cuiabá-MT. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–23, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12795. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12795. Acesso em: 20 jun. 2025.