WAHUIRU PAKUP: OS SENTIDOS DA ESCOLA

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.11279

Palavras-chave:

Educação, Educação escolar indígena, Etnografia, Sateré-Mawé

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os sentidos da escola para os Sateré Mawé. De caráter etnográfico, a pesquisa procurou empreender uma “descrição densa” das relações sociais e simbólicas observadas na Escola Municipal Indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol), localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, Comunidade Monte Salém, Maués/Amazonas. A observação participante no dia a dia das famílias – da farinhada às brincadeiras no rio com as crianças –, e a escuta ativa realizada com os interlocutores da pesquisa – o professor, os alunos e seus pais – possibilitou a compreensão dos sentidos da escola para a comunidade.

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Biografia do Autor

Debora BREDER, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Professora Adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, integrando o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UCP) e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP).

Marta Castro dos SANTOS, Universidade Católica de Petrópolis

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

BREDER, D. .; CASTRO DOS SANTOS, M. . WAHUIRU PAKUP: OS SENTIDOS DA ESCOLA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–23, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.11279. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11279. Acesso em: 25 abr. 2024.