Análise sociogenética do núcleo central das representações sociais: investigações sobre o cuidado hospitalar de crianças

Autores

  • Daniela Barros da Silva Freire ANDRADE freire.d02@gmail.com
    Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). https://orcid.org/0000-0002-7861-3814
  • Érica Nayla Harrich TEIBEL ericanayla@yahoo.com.br
    Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). https://orcid.org/0000-0003-2028-3071
  • Andréia Maria de Lima ASSUNÇÃO andreiaml@live.com
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo - USP. https://orcid.org/0000-0001-7198-5896

DOI:

10.29286/rep.v29ijan/dez.10294

Palavras-chave:

Representações Sociais, Narrativa, Análise Sociogenética.

Resumo

O texto procura analisar o pressuposto de Sandra Jovchelovitch (2020), segundo o qual
o núcleo central é um campo de forças no qual se instala um tensionamento entre
significações, posto que considera que a narrativa opera por meio da articulação de
diferentes perspectivas. Achados debatidos nas pesquisas de Teibel (2017) e Assunção
(2018) são analisados considerando os apontamentos sobre a análise sociogenética do
núcleo central. O exercício se mostrou coerente e profícuo.

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Biografia do Autor

Daniela Barros da Silva Freire ANDRADE, Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Psicóloga. Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT).

Érica Nayla Harrich TEIBEL, Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Psicóloga. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (GPPIN/UFMT). Atualmente em estágio pós-doutoral pela mesma instituição, sob a orientação da professora doutora Daniela Barros da Silva Freire Andrade e financiado pela CAPES.

Andréia Maria de Lima ASSUNÇÃO, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo - USP.

Psicóloga. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (GPPIN/UFMT), sob a orientação da professora doutora Daniela Barros da Silva Freire Andrade. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), sob o financiamento do CNPq.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

ANDRADE, D. B. da S. F.; TEIBEL, Érica N. H.; ASSUNÇÃO, A. M. de L. Análise sociogenética do núcleo central das representações sociais: investigações sobre o cuidado hospitalar de crianças. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, 2020. DOI: 10.29286/rep.v29ijan/dez.10294. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10294. Acesso em: 5 nov. 2024.