EL JUGAR BAILABLE: EL NIÑO Y SU INHERENTE NECESIDAD DE JUGAR Y ‘SE-MOVIMENTAR’ POR LA DANZA
Palabras clave:
Niño, Jugar y ‘Se-Movimentar’, Jugar BailableResumen
El presente estúdio tiene como foco a los niños, el mundo de la vida y el mundo del movimiento, a su jugar y ‘se-movimentar’ en tiempos de tecnologías y la falta de tiempo de Ser Niño. En ese escenario se pergunta si los niños aún tienen tiempo para jugar y ‘se-movimentar’ libremente. Objetivamos investigar la posibilidad de un "jugar bailable" para reintroducir al niño en ese mundo del jugar y ‘se-movimentar’, considerada la opresión cotidiana de muchos niños para convertirse en adultos productivos, y la posibilidad de pérdida gradual de una de sus necesidades vitales, el jugar y ‘se-movimentar’. Realizamos una investigación teórica. Ponemos en discusión el el jugar del niño que no tiene tiempo para jugar y ‘se-movimentar’. No buscamos solucionar este problema, pero alertar a los adultos, profesores e instituciones infantiles, considerando al Ser Niño en su esencia, valorizando potencialidades y posibilidades, a través del jugar y ‘se-movimentar’ que puede ser (re)introducido a través de un "jugar bailable".
Citas
CHOMSKY, Noam. O conhecimento da língua. Sua natureza, origem e uso, Lisboa: Caminho, 1994.
COLETO, Daniela Cristina. A importância da arte para a formação da criança.
Revista Conteúdo. Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010.
HIRLER, S. Kinder brauchen Musik, Spiel und Tanz: Rhytmik als ganzheitliches Bildungsangebot in der frühkindlichen Erziehung. In: Frühe Kindheit – die erste sech Jahre. 8. Jg., Heft 4, p. 8-13. Deutsche Liga für Kind. 2005. (tradução de Elenor Kunz).
HEIJ, Peter. Begründungen eine Verantwortungs Bewegungsunterricht. Budel: Damon, 2006. (Tradução do holandês para o alemão por Andreas H. Trebels, em 2009, e do alemão para português por Elenor Kunz, em 2014).
KUNZ, Elenor (org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2 ed. ampl. Ijuí: Unijuí, 2017.
KUNZ, Elenor (org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do Esporte. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, E. (Org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Brincar: o caminho desenhado. In: MATURANA, H; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.
OAKLANDER, Violet. Descobrindo Crianças, a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: summus editorial, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).