THE DANCING PLAY: THE CHILD AND ITS INHERENT NEED TO PLAY AND MOVE-YOURSELF THROUGH DANCE
Keywords:
Child, Play and Move-Yourself, Dancing playAbstract
This study focuses on children, the world of life and the world of movement, their play and move-yourself in times of technology and lack of time to Be a Child. In this scenario, we asked if children still have time to play and move-yourself freely. We aimed to investigate the possibility of a "dancing play" to reintroduce the child in this world of play and move-yourself, considered the daily oppression of many children to become productive adults, and the gradual loss of one of their vital needs, play and move-yourself. We conducted a Theoretical Research. We discussed the play of the child who does not have time to play and move-yourself. We do not seek to solve this problem, but to alert adults, teachers and children's institutions, considering the Child Being in essence, valuing potentialities and possibilities through playing and moving-yourself that can be (re)introduced through a "dancing play".
References
CHOMSKY, Noam. O conhecimento da língua. Sua natureza, origem e uso, Lisboa: Caminho, 1994.
COLETO, Daniela Cristina. A importância da arte para a formação da criança.
Revista Conteúdo. Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010.
HIRLER, S. Kinder brauchen Musik, Spiel und Tanz: Rhytmik als ganzheitliches Bildungsangebot in der frühkindlichen Erziehung. In: Frühe Kindheit – die erste sech Jahre. 8. Jg., Heft 4, p. 8-13. Deutsche Liga für Kind. 2005. (tradução de Elenor Kunz).
HEIJ, Peter. Begründungen eine Verantwortungs Bewegungsunterricht. Budel: Damon, 2006. (Tradução do holandês para o alemão por Andreas H. Trebels, em 2009, e do alemão para português por Elenor Kunz, em 2014).
KUNZ, Elenor (org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2 ed. ampl. Ijuí: Unijuí, 2017.
KUNZ, Elenor (org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do Esporte. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, E. (Org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Brincar: o caminho desenhado. In: MATURANA, H; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.
OAKLANDER, Violet. Descobrindo Crianças, a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: summus editorial, 1980.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).