EL (NO) LUGAR DEL SMARTPHONE EN LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR
ANÁLISIS DE UNA ESCUELA EN FEIRA DE SANTANA/ BAHIA
Palabras clave:
Média-Educación, Educación Física, SmartphoneResumen
El presente estudio tuvo como objetivo analizar las posibilidades de usar el smartphone como herramienta de enseñanza y aprendizaje en Educación Física, en Educación Básica. Ciento veintiocho estudiantes de primaria de una escuela pública estatal en la ciudad de Feira de Santana participaron en la investigación. La encuesta duró un trimestre académico, durante el cual se llevaron a cabo intervenciones en este ciclo. Pudimos entender cuán factible es el tratamiento con contenido de voleibol desde un enfoque educativo mediático desde el smartphone.
Citas
FANTIN, Monica. O lugar da experiência, da cultura e da aprendizagem multimídia na formação de professores. Revista educação, Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 291-306, mai./ ago., 2012.
FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MARTÍN-BARBERO, Jésus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
______. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MULLER, Juliana Costa. Crianças e tecnologias digitais: desafios da mediação familiar e escolar. Tese (Doutorado em Educação). 2019. 318f. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2019.
PIRES, Giovani de Lorenzi. Breve introdução ao estudo dos processos de apropriação social do fenômeno esporte. Revista da educação física/ UEM, v. 9, n. 1, p. 25-34, 1998.
______. Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí, RS: Unijuí, 2002.
RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.
SACRISTÁN, José Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel Ignacio. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
SOUSA, Galdino Rodrigues de; MENDES, Diego de Souza. Mídias na formação em educação física: análise de uma disciplina optativa. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 300-315, dez., 2014.
ZUIN, Antônio; PUCCI, Bruno; LASTÓRIA, Luiz Nabuco. 10 Lições sobre Adorno. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).