REFLECTIONS ON CONTINUING EDUCATION IN PHISICAL EDUCATION FROM TEACHER REPORTS
Keywords:
School, Formation, Physical Education.Abstract
This text aims to describe the constitution of the continuing education processes in Physical Education based on the participation in the Institutional Scholarship Initiative Program/ Physical Education “Cultura Esportiva da Escola” (School Sports Culture). More specifically, we intended to understand the modifications in their teaching practices. Research consisted in a qualitative case study based on the descriptive/reflective reports written by the supervisory teachers during their participation in the subproject Institutional Scholarship Initiative Program/ Physical Education. The study allowed us to examine the teachers’ involvement in the process of in-service continuing education.References
ALMEIDA. Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo. Traçados analíticos e esforços de autointerpretação: uma entrevista com Valter Bracht. In: ALMEIDA. Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo. (Orgs.). Valter Bracht e a educação física: um pensamento em movimento. Vitória, ES: EdUFES; Ijuí, RS: Unijuí, 2014.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BETTI, Irene Conceição Andrade Rangel; BETTI, Mauro. Novas perspectivas na formação profissional em educação física. Motriz, v. 2, n. 1, jun., 1996.
BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. 3. ed. Porto Alegre, RS: Magister, 2005.
BRACHT, Valter e colaboradores. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2007.
BRACHT, Valter e colaboradores. Itinerários da educação física na escola: o caso do Colégio Estadual do Espírito Santo. Movimento, v. 11, n. 1, p. 9-21, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: MEC, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Projeto Institucional PIBID/UFSM: Subprojeto PIBID/EDF “cultura esportiva da escola”, 2009.
CELLARD, André. A análise documental. In: MAYER, Robert e colaboradores. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação docente em educação física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, v. 10, n. 1, p. 89-111. jan./abr. 2004.
FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. Idéias, v. 16, p. 69-77, 1993. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_16_p069-077_c.pdf>. Acesso em: 06 de ago. 2016.
GATTI, Bernardete. Formação de professores e carreira. São Paulo: Autores Associados, 1997.
HUBERMAN, Michel. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto, 1992..
MACHADO, Thiago Silva e colaboradores. As práticas de desinvestimento pedagógico na educação física escolar. Movimento, v. 16, n. 2, p. 129-147, 2010.
NÓVOA, António. A formação da profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.
SANTOS, Núbia Zorzanelli; BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Vida de professores de educação física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, v. 15, n. 2, p. 141-165, 2009.
SAWITZKI, Rosalvo Luis. Subprojeto PIBID Educação Física “cultura esportiva da escola”. In: LOPES, Anemari R. L. Vieira; TOMAZZETTI, Elisete M.; (Orgs.). PIBID-UFSM: experiências e aprendizagens. v. 2. São Leopoldo, RS: Oikos, 2013.
SOUZA, Audrey Pietrobelli de; TOZETTO, Susana Soares. A formação continuada em serviço: uma experiência vivida por professores pedagogos de uma escola de tempo integral, 2011. In: Anais X Congresso Nacional De Educação, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, 2011. p. 5881–5893. Disponível em: <http://re.uepg.br:808/riuepg//handle/123456789/828>. Acesso em: 5 de jun. de 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).