A UTILIZAÇÃO DE MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO TRADICIONAIS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Esporte, Cultura Corporal, Diretrizes Curriculares

Resumo

Objetivou-se identificar o panorama de utilização das modalidades esportivas não tradicionais nas aulas de educação física escolar em um município paranaense. Trata-se se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevista semiestruturada a seis professores da rede estadual de ensino, representantes dos seis (100%) colégios da zona urbana do município. Verificou-se que a maioria tem mais de 10 anos de experiência com a educação física escolar, todos trabalham com modalidades esportivas tradicionais e somente três com uma não tradicional cada um. Precariedade de material e espaço são os maiores limitadores ao trabalho com modalidades não tradicionais. Predileções pessoais foram determinantes para sua seleção e cada uma foi trabalhada apenas em uma ou duas semanas no ano. Percebe-se que os casos em que modalidades esportivas não tradicionais são trabalhadas são ínfimos, isolados e aleatórios.

Biografia do Autor

Andréa Setsuko Fortuna Tomita, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Felipe Canan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela PUC-PR (2002), graduação em Direito pela UNIPAR (2015), especialização em Administração Esportiva pela UFPR (2003), especialização em Fisiologia do Exercício pela UGF (2004), mestrado em Educação Física pela UFPR (2008) e doutorado em Educação Física pela UEM (2018). É Professor do curso de Educação Física da UNIOESTE, Secretário Estadual do CBCE-PR (gestão 2018-2019) e membro do Comitê Científico do GTT de Políticas Públicas do CBCE. 

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Publicado

2019-08-14