O ENSINO DO FUTSAL ATRAVÉS DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Ubirajara Oliveira ubioliveira@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Santos Batista gustavo.sb200215@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernanda Silva dos Santos nanda_flu@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

10.51283/rc.27.e16605

Palavras-chave:

Futsal, Escola, Metodologia, Cultura Esportiva

Resumo

O objetivo do estudo foi propor, descrever e analisar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do futsal na escola quando o jogo é utilizado como abordagem. A metodologia teve uma proposta de pesquisa-ação em uma escola pública de Vitória ES com alunos do 6º a 9º ano e foi desenvolvida em três etapas: planejamento, implementação e avaliação. A utilização dos jogos para o ensino apresentou resultados positivos, uma vez que analisando todo o processo, foi possível identificar melhoras no nível de jogo em diversos aspectos. As turmas evoluíram de um jogo anárquico a uma sensível melhora na inteligência tática. Ao analisar os procedimentos, foi possível compreender que os jogos podem ser utilizados no meio escolar como uma abordagem para o desenvolvimento do futsal. Além disso, reforçou-se a necessidade de buscar alternativas metodológicas para o ensino do esporte escolar, colaborando assim para o desenvolvimento da cultura esportiva na Educação Física Escolar.

Referências

AQUINO, Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de; MENEZES, Rafael Pombo. Abordagens tradicionais e centradas no jogo para o ensino dos esportes coletivos de invasão: um ensaio teórico. Conexões, v. 20, p. 1-31, 2022.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa, Portugal: Dinalivros, 1994.

BUNKER, David; THORPE, Rod. The curriculum model. In: THORPE, Rod; BUNKER, David (Eds.). Rethinking games teaching. Loughborough, England: University of Technology, 1986.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, v. 6, ed. esp., p. 397-408, 2008.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas, SP. Conexões, v. 5, n. 2, p. 31-44, 2007.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.

GARGANTA, Julio. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto Alegre, RS: Perspectivas e Tendências, 1998a.

______. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José (Eds.). O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Porto, Portugal: Universidade do Porto/Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1998b.

GARGANTA, Julio e colaboradores. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, Fernando (Ed.). Jogos desportivos colectivos: ensinar a jogar. 2. ed. Porto, Portugal: FADEUP, 2015.

GRAÇA, Amândio.; MESQUITA, Isabel. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 7, n. 3, p. 401-421, 2007.

GRECO, Pablo Juan. Metodologia do ensino dos esportes coletivos: iniciação esportiva universal, aprendizado incidental-ensino intencional. Revista mineira de educação física, v. 20, n. 1, p. 145-174, 2012.

LIGHT, Richard. The joy of learning: emotion and learning in games through TGfU. Journal of physical education New Zealand, v. 36, n. 1, p. 93-108, 2003.

MARTINS, Mariana Zuaneti; SILVA, Bruna Saurin. Incorporar meninas nas aulas de esporte: pensando possíveis articulações entre os estudos de gênero e a pedagogia do esporte. Pensar a prática, v. 23, p. 1-23, 2020.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n. 1, p. 351-373, 2014.

PEARSON, Philip J.; WEBB, Paul. Developing effective questioning in Teaching Games for Understanding (TGfU). In: ASIA PACIFIC SPORT IN EDUCATION CONFERENCE, 1. Anais… Adelaide, Australia, 2008. Disponível em: Acesso em: 03 nov. 2023.

REVERDITO, Riller; SCAGLIA, Alcides.; PAES, Roberto. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.

SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino; FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de ensino do futsal. Corpoconsciência, v. 27, e.14100, p. 1-18, 2022.

SCAGLIA, Alcides José. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte, 2011.

______. Pedagogia do jogo: o processo organizacional dos jogos esportivos coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 17, n. S1A, p. 27-38, 2017.

SCAGLIA, Alcides; REVERDITO, Riller; GALATTI, Larissa. Ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem no processo de ensino dos jogos esportivos coletivos: desafios no ensino e na aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira do; RAMOS, Valmor; TAVARES, Fernando (Orgs). Jogos desportivos: formação e investigação. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2013.

SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Apresentação seção especial. Motricidades, v. 5, n. 1, seç. esp., p. 93-95, 2021.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Oliveira, U., Batista, G. S., & Santos, F. S. dos. (2023). O ENSINO DO FUTSAL ATRAVÉS DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR . Corpoconsciência, 27, e16605. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16605

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL