PROGRAMA ACADEMIA E FUTEBOL

ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CONTEÚDOS ABORDADOS NAS AULAS

Autores

  • Breno Brey D'auria b_brey@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dirceu Santos Silva dirceu_09@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

10.51283/rc.27.e16560

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Programa Academia e Futebol, Futebol, Futsal

Resumo

O objetivo foi analisar os aspectos pedagógicos estabelecidos nas diretrizes do Programa Academia e Futebol (PAF) e os conteúdos abordados pelo professor e pelos acadêmicos de Educação Física nas aulas de futebol e futsal que atuaram em um convênio na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Na coleta de dados, foram selecionados os documentos oficiais do PAF e os documentos relacionados ao convênio implementado na UFMS. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, softwares Voyant Tools e Sobek Minings. Os resultados apontaram que os objetivos das aulas enfatizaram o conteúdo procedimental. Os conteúdos reproduziram o mesmo perfil dos objetivos e não foi possível identificar uma proposta pedagógica clara nos planos de aula e o ensino da técnica foi a ênfase central. Conclui-se que o Núcleo de Vivências do Futebol e Futsal (NVFF) não estava alinhado aos princípios das Diretrizes do PAF no que diz respeito aos conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

D’auria, B. B., & Silva, D. S. (2023). PROGRAMA ACADEMIA E FUTEBOL: ASPECTOS PEDAGÓGICOS E CONTEÚDOS ABORDADOS NAS AULAS. Corpoconsciência, 27, e16560 . https://doi.org/10.51283/rc.27.e16560

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL