PROGRAMA ACADEMIA Y FÚTBOL
ASPECTOS PEDAGÓGICOS Y CONTENIDOS TRATADOS EN LAS CLASES
DOI:
10.51283/rc.27.e16560Palabras clave:
Pedagogía Deportiva, Programa Academia Y Fútbol, Fútbol, Fútbol SalaResumen
El objetivo fue analizar los aspectos pedagógicos establecidos en las directrices del Programa Academia e Futebol (PAF) y los contenidos cubiertos por el profesor de Educación Física y los académicos en las clases de fútbol y fútbol sala que trabajaron en convenio en la Universidad Federal de Mato Grosso. del Sur (UFMS). Durante la recolección de datos, se seleccionaron documentos oficiales del PAF y documentos relacionados al convenio implementado en la UFMS. Los datos se analizaron con base en análisis de contenido, Voyant Tools y el software Sobek Minings. Los resultados mostraron que los objetivos de las clases enfatizaron el contenido procedimental. Los contenidos reproducían el mismo perfil que los objetivos y no fue posible identificar una propuesta pedagógica clara en los planes de estudio y la enseñanza de la técnica fue el énfasis central. Se concluye que el Centro de Experiencia en Fútbol y Futsal (NVFF) no estaba alineado con los principios de las Directrices PAF en lo que respecta al contenido procedimental, actitudinal y conceptual.
Citas
ANDRÉ, Luana Carla e colaboradores. Revisão sistemática sobre a produção científica do programa esporte e lazer da cidade. Licere, v. 25, n. 1, p. 277-314, 2022.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Journal of physical education, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2009.
BETTEGA, Otávio Baggiotto e colaboradores. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento, v. 21, n. 3, p. 791-801, 2015.
BRASIL. Diretrizes do Programa Seleções do Futuro. Brasília, DF. Ministério do Esporte, 2017.
BRASIL. Extrato Termo de Execução Descentralizada Nº 6/2020 - SNFDT. Diário Oficial da União n. 69, 9 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Relatório de gestão da SNFDT. Brasília, DF: Secretaria Especial do Esporte, 2021.
BRASIL. Diretrizes do Programa Academia e Futebol. Brasília, DF: Secretaria Especial do Esporte, 2022.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física escolar: o conteúdo e suas dimensões. In: DARIDO, Suraya Cristina; MAITINO, Edson Moraes (Orgs.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação – educação física. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2007.
D'AURIA, Breno Brey; CARNEIRO, Fernando Henrique Silva; SILVA, Dirceu Santos. Programa Academia e Futebol: uma primeira análise de um programa esportivo em instituições públicas de ensino. Retos, v. 46, p. 190-198, 2022.
D'AURIA, Breno Brey; MACIEL, Carina Elisabeth; SILVA, Dirceu Santos. A implementação do Programa Academia e Futebol em convênio com a UFMS. Retos, v. 51, p. 225-234, 2024.
GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte: livro didático aplicado aos jogos esportivos coletivos. Motriz, v. 16, p. 751-761, 2010.
KRAVCHYCHYN, Claudio; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, 2015.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, v. 21, n. 2, p. 405-418, 2015.
MILLER, Alissa. Text mining digital humanities projects: Assessing content analysis capabilities of voyant tools. Journal of web librarianship, v. 12, n. 3, p. 169-197, 2018.
MOTA, Joselene Ferreira e colaboradores. Curso virtual de futebol e formação humana: análise dos elementos históricos e pedagógicos. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 44, p. 1-7, 2022.
NEVES, Luis Henrique Domingues Verão das; SILVA, Dirceu Santos; SALERNO, Marina Brasiliano. Políticas públicas para o paradesporto: programa bolsa-atleta paralímpico no Mato Grosso do Sul/Brasil. Movimento, v. 28, p. 1-16, 2022.
REATEGUI, Eliseo e colaboradores. Sobek: a text mining tool for educational applications. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA MINING. Anais… Las Vegas, USA, 2011, 59-64.
RIBEIRO, Sheylazarth Presciliana; COUTO, Ana Cláudia Porfírio. Capacitação à distância do programa segundo tempo e o lazer: esforços de produção e a busca comunicativa na formação de coordenadores de núcleo. Licere, v. 22, n. 1, p. 303-330, 2019.
RICHARDSON, Roberto Jarry e colaboradores. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985.
RODRIGUES, Heitor de Andrade e colaboradores. O Programa Segundo Tempo e seu processo de capacitação: análise e proposições. Motrivivência, v. 38, n. 24, p. 108-122, 2012.
SANTOS, I. O. e colaboradores. No país do futebol, como se ensina a jogar? Um estudo de revisão. Pensar a Prática, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.72982
SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino; FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de ensino do futsal. Corpoconsciência, v. 27, p. 1-18, 2023.
SILVA, Dirceu Santos. A Copa do Mundo da FIFA 2014 veio ao Brasil: a gestão do estado de São Paulo como sede. 2016. 197f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.
SILVA, Dirceu Santos e colaboradores. Programa Segundo Tempo: uma revisão sistemática da principal política pública de esporte educacional no Brasil. Movimento, v. 29, p. 1-22, 2023.
SIMARELLI, Paula e colaboradores. The knowledge of the sports coaching in the context of social projects. Journal of physical education, v. 33, p. 1-12, 2022.
UFMS. Plano de Trabalho Programa Academia e Futebol Sul Matogrossense. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2020.
UFMS. Relatório parcial de execução das atividades e de prestação de contas do convênio referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2023.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Corpoconsciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).