ASPECTOS BIBLIOMÉTRICOS DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE COMPETIÇÃO ESPORTIVA
DOI:
10.51283/rc.27.e15176Palavras-chave:
Literatura de Revisão como Assunto, Educação Física e Treinamento, BibliometriaResumo
A produção do conhecimento em uma área científica demarca sua autonomia e consolidação. Reconhecer o dinamismo, identificar iniciativas, refletir tendências e direcionar lacunas frente à um tema específico passaram a ser objetivos intrínseco ao ser pesquisador e o fazer pesquisa. Logo, apresentamos dados bibliométricos sobre a produção na temática da competição no esporte. Por meio da revisão sistemática, do tipo estado da arte, analisamos 175 artigos publicados em 14 periódicos brasileiros no recorte temporal 2010-2020. Nossos achados revelaram que a maior parte das publicações foram em revistas Qualis-Capes B2; advindos de universidades públicas lotadas na região sudeste. As áreas de conhecimento mais frequentes foram a dos aspectos psicológicos (n=60); socioantropológicos (n=44) e pedagógicos (n=35). Os esportistas de elite foram os sujeitos mais contatados. Dentre as pesquisas, pífios estudos com pessoas com deficiência, mulheres, indígenas e pretas e nos âmbitos da gestão e escola.
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