Conceito de corpo para acadêmicos da área de saúde
Palavras-chave:
Corpo, Saúde, Paradigma, Discurso, Corporeidade, CurriculumResumo
Toda área de conhecimento é balizada por paradigmas e, na área da saúde, aquele que mais tem instigado estudos na filosofia e sociologia diz respeito as concepções de corpo e suas inferências na atuação profissional. Este estudo objetivou discutir o conceito de corpo presente entre 25 discentes de cinco cursos da área da saúde: medicina, educação física, terapia ocupacional, nutrição e fisioterapia, sendo cinco de cada curso. Para coleta dos dados, realizamos uma entrevista estruturada com duas perguntas geradoras: (1) O que é corpo para você? (2) Qual a sua visão de corpo e sua futura atuação profissional? A análise dos resultados foi realizada pelo “Discurso do Sujeito Coletivo”. Foram identificadas poucas diferenças entre estudantes dos cursos analisados em relação ao conceito de corpo. Houve uma predominância de uma visão do corpo fragmentado e do corpo-objeto. A visão de corpo ainda marcada por uma tendência biológica, como não poderia deixar de ser, dada a construção da grade curricular destes cursos, que dão prioridade às disciplinas de caráter biológico, já que as mesmas são consideradas básicas na formação destes futuros profissionais.
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