GINÁSTICA PARA TODOS: QUESTÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM CRÍTICA

Autores

  • Mellina Souza Batista Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Priscila Lopes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Tamiris Lima Patrício Universidade de São Paulo
  • Nayana Ribeiro Henrique Universidade de São Paulo
  • Lorena Nabanete dos Reis Furtado Universidade de São Paulo Universidade Federal do Ceará
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ginástica Para Todos, Grupos Universitários, Pedagogia Freiriana

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender, por meio do olhar dos extensionistas participantes de projetos de extensão em Ginástica Para Todos (GPT), como esta prática corporal tem sido trabalhada no contexto da Extensão Universitária, tomando como base teórica da análise a perspectiva das orientações da Pedagogia Freiriana e do FORPROEX. Os resultados indicaram que os projetos em GPT envolveram três principais temáticas, quais sejam: a. a valorização do indivíduo e do conhecimento prévio, b. questões democráticas de grupo c. a interação social entre os componentes que, por sua vez, se aproximaram das bases analisadas. Concluímos que as extensões em GPT potencializaram a participação ativa dos atores envolvidos e, portanto, contribui para uma formação acadêmica crítica, autônoma e que reconheça o coletivo.

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2007.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

CARBINATTO, Michele Viviene. A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física. 259. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CARBINATTO, Michele Viviene; FURTADO, Lorena Nabanete Reis. Choreographic process in gymnastics for all. Science of gymnastics journal, v. 11, n. 3, p. 343-353, nov., 2019.

CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia, MG: EdUFU, 2015.

DALCIN, Larissa; AUGUSTI, Rudinei Barichello. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada. Revista Elo - Diálogos em Extensão, v. 5, n. 3, p.1-12, dez. 2016.

EHRENBERG, Mônica Caldas; MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes. Cia Alfa de ginástica geral: para além da extensão universitária. In: MIRANDA, Rita de Cassia Fernandes; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Rio de Janeiro, 17 fev 2017. Disponível em: <https://www.paulofreire.org/noticias/557-extensao-universitaria-para-que> Acesso em: 25 novembro de 2019.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, DF: Líber Livro, 2005.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, p. 149-161, nov., 2003.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para Todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS D DANÇA NO CENTRO-OESTE, 2017. Anais… Goiânia, GO, 2017.

MARTINS, Lígia Márcia. Indissociabilidade ensino pesquisa extensão. São Paulo, 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). 2006. Disponível em: <http://www.umcpos.com.br/centraldoaluno/arquivos/07_03_2014_218/2_ensino_pesquisa_extensao.pdf>. Acesso em: 20 de novembro 2019.

MAZZILLI, Sueli. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. Revista brasileira de política e administração da educação, v. 27, n. 2, p. 205-221, mai./ ago., 2011.

PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Unicamp, 2014.

PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n.1, p. 199-216, 2016.

SOUZA, Elizabeth. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 1997.

STRECK, Danilo. Pedagogia (s). In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010.

TAUCHEN, Gionara; FÁVERO, Altair Alberto. O princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação. Linhas críticas, v. 17, n. 33, p. 403-419, mai./ago., 2011.

TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, Mirian (Org.). Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Batista, M. S., Lopes, P., Patrício, T. L., Henrique, N. R., Furtado, L. N. dos R., & Carbinatto, M. V. (2020). GINÁSTICA PARA TODOS: QUESTÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM CRÍTICA. Corpoconsciência, 24(1), 194-204. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9824

Edição

Seção

Seção Temática - A GINÁSTICA PARA TODOS E SUAS TERRITORIALIDADES