GINÁSTICA PARA TODOS NA ADOLESCÊNCIA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
10.51283/rc.27.e15725Palavras-chave:
Ginástica, Esporte, Método PRISMAResumo
A presente revisão sistemática objetivou identificar estudos de Ginástica para Todos na adolescência. As buscas ocorreram nas bases de dados BVS, Scopus, Scielo, Periódicos Capes, entre 2010 e 2020, e Revista Conexões. Utilizaram-se os descritores gimnastics for all AND adolescent, na língua inglesa e portuguesa. A seleção e elegibilidade dos estudos seguiram normas metodológicas PRISMA. Identificou-se 62 artigos, sendo 12 selecionados para análise. A busca demonstrou incipiência de pesquisas relacionadas aos descritores. Notou-se: prevalência de participação de adolescentes em festivais gímnicos; implementação da GPT por meio da valorização da cultura, criatividade e do processo coletivo.
Referências
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
BAHU, Ligia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional. Conexões, v. 14, n. 3, p. 46-70, 2016.
BATISTA, Mellina Souza. Extensão universitária: análise dos grupos de ginastica para todos. 2019. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.
BENTO-SOARES, Daniela; SCHIAVON, Laurita Marconi. Gymnastics for all: different cultures, different perspectives. Science of gymnastics journal, v. 12, n. 1, p. 5-18, 2020.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho e colaboradores. What motivates people to participate in a non-competitive gymnastics festival: a case study of World Gymnaestrada. Science of gymnastic journal, v. 11, n. 1, p. 15-22, 2019.
CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas (Orgs.). Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Curitiba, PR: Bagai, 2020.
CARBINATTO, Michele Viviene e colaboradores. Campos de atuação em ginástica: estado da arte nos periódicos brasileiros. Movimento, v. 22, n. 3, p. 1-15, jul./ set., 2016.
CARBINATTO, Michele Viviene; FURTADO, Lorena Nabanete dos Reis. Possibilidades de criação para coreografias de ginástica para todos por meio da compreensão da lógica das colaborações da ginástica rítmica. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8. Anais... Caldas Novas, GO, 2019.
CARBINATTO, Michele Viviene; BENTO-SOARES, Daniela ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Gym Brasil - Festival Nacional de Ginástica para Todos. Motrivivência, v. 28, n. 49, p. 128-145, 2016.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA/CBG. Relatório Final Ginastrada Mundial, 21 jun. 2020.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA/FIG - 2020. Gymnastics for all. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/site/discipline.php?disc=1. Acesso em: 24 out. 2020.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
GALVAO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion, v. 6, n. 1, p. 57-73, set., 2019/ fev., 2020.
GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Orgs.). Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.
HENRIQUE, Nayane Ribeiro. Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos. 2020. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
LELES, Marilia Teodoro de e colaboradores. Ginástica para todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Conexões, v. 14, n. 3, p. 23-45, 2016.
LEON, Kiko e colaboradores. Análisis de los factores que influyen en la cooperación deportiva en las actividades gimnásticas grupales no competitivas. Retos, n. 37, p. 532-539, 2020.
LIMA, Leticia Bartholomeu de Queiroz e colaboradores. A ginástica geral no ensino fundamental na cidade de Rio Claro/SP: a perspectiva dos alunos. Conexões, v. 13, n. esp., p. 27–38, 2015.
LOPES, Priscila. A gente abre a mente de uma forma extraordinária: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da ginástica para todos. 2020. 286f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
LOPES, Priscila e colaboradores. Ginástica para todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Conexões, v. 13, n. esp., p. 127-146, 2015.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BENTO-SOARES, Daniela; SCHIAVON, Laurita Marconi. Educação física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização das ginásticas. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-19, 2019.
MALINA, Robert M.; BOUCHARD, Claude. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo: Roca, 2002.
MENEGALDO, Fernanda Raffi. Ginástica para todos: por uma noção de coletividade. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2020.
MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos. Conexões, n. 18, p. 1-17, 2020a.
______. The role of time and experience to the gymnastics for all practice: building a sense of collectivity. Science of gymnastic journal, v. 12, n. 1, p. 19-26, 2020b.
______. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-17, 2020c.
OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, n. 26, v. 26, p. 1-15, 2020.
OLIVEIRA, Maurício Santos; SILVA, Yan Tavares Galdino da; SILVA, Paula Cristina da Costa. Pursuing gymnastics for all and by. Science of gymnastics journal, v. 10, n. 1, p. 111-122, 2018.
PAGE, Matthew J e colaboradores. A declaração Prisma 2020: uma diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Plos medicine, v. 18, n. 3, p. 1-20, 2021.
PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores. O perfil da delegação brasileira na World Gymnaestrada de Lausanne/Suíça - 2011. Conexões, v. 10, p. 209-222, 2012.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PATRÍCIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Festivais ginásticos: princípios formativos na visão de especialistas. Conexões, v. 13, n. esp., p. 98–114, 2015.
PATRICIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, 2016.
PATRICIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; TOLEDO, Eliana de. Institucionalização da ginástica para todos no Brasil: três décadas de desafios e conquistas (1988-2018). Pensar a prática, n. 23, p. 1-28, 2020.
SANTOS, Thyago Thacyano de Souza dos e colaboradores. Ginástica para todos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Conexões, v. 16, n. 4, p. 450-467, out./ dez., 2018.
SIMÕES, Regina e colaboradores. A produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 183-198, 2016.
TIBA, Içami. Puberdade e adolescência: desenvolvimento biopsicossocial. São Paulo: Ágora, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).