CORPO, MASCULINIDADES E CULTURA FÍSICA
MAPEAMENTO INICIAL DE PESQUISAS NOS ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS
DOI:
10.51283/rc.27.e15076Palavras-chave:
Gênero, Homens, Educação FísicaResumo
Esta pesquisa visa mapear os estudos de masculinidades a partir das relações entre Estudos Culturais Físicos e Feminismo por meio das leituras entre corpo, cultura física e poder, de modo a produzir reflexões que possam subsidiar pesquisas na educação física brasileira. A investigação foi baseada nos pressupostos qualitativos, com base em revisão de literatura acerca dos temas “Corpo”, “Masculinidades” e “Cultura Física”. Neste trabalho se fez presente três tópicos de discussão que foram elaborados por meio de análise bibliográfica de nove textos, evidenciando a temática masculinidade. Por fim, conclui-se que o debate de masculinidade no esporte pode contribuir com diversas reflexões na maneira como os homens participam e experienciam a educação física no contexto brasileiro.
Referências
ANDERSON, Eric. Masculinities and sexualities in sport and physical cultures: three decades of evolving research. Journal of homosexuality, v. 58, n. 5, p. 565-578, 2011.
ANDREWS, David L. Kinesiology’s inconvenient truth: the physical cultural studies imperative. Quest, v. 60, n. 1, p. 45-62, 2008.
ANDREWS, David L.; SILK, Michael. Physical cultural studies on sport. In: SILK, Michael; ANDREWS, David; THORPE, Holly. Routledge handbook of the sociology of sport. London, England: Routledge, 2015.
COFFEY, Julia. Aestheticized bodies. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Ed.). Routledge handbook of physical cultural studies. London: Routledge, 2017. p. 218-227.
CONNELL, Robert William; MESSERSCHMIDT, James W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos feministas, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Eds.) The sage handbook of qualitative research. 5. ed. London, England: Sage, 2017.
EVERS, Clifton; GERMON, Jennifer. Gendered bodies. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Eds.). Routledge handbook of physical cultural studies. London, England: Routledge, 2017.
GARDINER, Judith Kegan. Men, masculinities, and feminist theory. In: CONNELL, Robert W.; HEARN, Jeff; KIMMEL, Michael S. (Eds.). Handbook of studies on men & masculinities. London, England: Sage Publications, 2005.
LARA, Larissa Michelle; RICH, Emma. Os estudos de cultura física na Universidade de Bath-Reino Unido: dimensões de uma abordagem muito além da fisicalidade. Movimento, v. 23, n. 4., p. 1311-1324, 2017.
MILLER, Toby. Spectacular and eroticized bodies. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Eds.). Routledge handbook of physical cultural studies. London, England: Routledge, 2017.
THEBERGE, Nancy. A critique of critiques: Radical and feminist writings on sport. Social forces, n. 60, p. 341-353, 1981.
PRINGLE, Richard. On the development of sport and masculinities research: feminism as a discourse of inspiration and theoretical legitimation. In: MANSFIELD, Louise and collaborators (Eds.). The palgrave handbook of feminism and sport, leisure and physical education. London, England: Palgrave MacMillan, 2017.
PRINGLE, Richard; MARKULA, Pirkko. No pain is sane after all: a foucauldian analysis of masculinities and men’s rugby experiences of fear, pain, and pleasure. Sociology of sport journal, v. 22, n. 4, p. 472-497, 2005.
RAY, John. The postqualitative turn in physical cultural studies. Leisure sciences, v. 41, n. 1-2, p. 91-107, 2019.
RINGROSE, Jessica; HARVEY, Laura. Digital mediation, connectivity, and networked teens. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Eds.). Routledge handbook of physical cultural studies. London, Engladn: Routledge, 2017.
ROWE, David. Mediated and commodified bodies. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Eds.). Routledge handbook of physical cultural studies. London, England: Routledge, 2017.
SILK, Michael L.; ANDREWS, David L. Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of sport journal, v. 28, n.1, p. 4-35, 2011.
SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Eds.). Routledge handbook of physical cultural studies. London: Routledge, 2017.
SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly. Introduction. In: SILK, Michael L.; ANDREWS, David L.; THORPE, Holly (Eds.). Routledge handbook of physical cultural studies. London: Routledge, 2017.
THORPE, Holly. Bourdieu, gender reflexivity, and physical culture: a case of masculinities in the snowboarding field. Journal Of sport and social issues, v. 34, n. 2, p. 176-214, 2010.
THORPE, Holly; MARFELL, Amy. Feminism and the physical cultural studies assemblage: revisiting debates and imagining new directions. Leisure sciences, v. 41, n. 1-2, p.17-35, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).