A EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE DIANTE A PANDEMIA DE COVID-19

DESAFIOS, DIFICULDADES E FACILIDADES

Autores

  • Fabiana Celente Montiel fabianamontiel@ifsul.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Tales Emílio Costa Amorim talesamorim@ifsul.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • André Oreques Fonseca andrefonseca@ifsul.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Tiago Wally Hartwig tiagohartwig@ifsul.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Gabriel Barros da Cunha gabrielcunha@ifsul.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

10.51283/rc.v26i1.13492

Palavras-chave:

Educação Física, Atividades Remotas, Educação Profissional, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os desafios, dificuldades e facilidades encontradas pelos/as docentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense no desenvolvimento das atividades remotas durante o período da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, da qual participaram 32 docentes de Educação Física, que responderam um questionário com questões sobre o planejamento e condução das aulas de Educação Física durante o período remoto. Foi utilizada a Análise Textual Discursiva durante o processo analítico, que resultou em três categorias finais: Teorização da Educação Física; Tecnologias e recursos digitais; Participação, interação e motivação dos/as estudantes. Destaca-se que os/as docentes foram desafiados/as constantemente durante o período de pandemia, adaptaram objetivos e conteúdos, incorporando o uso de tecnologias e recursos digitais, para que fosse possível proporcionar um processo educacional qualificado, com aulas de Educação Física que tivessem significado diante do cenário atual.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Montiel, F. C., Amorim, T. E. C. ., Fonseca, A. O. ., Hartwig, T. W. ., & Cunha, G. B. da . (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE DIANTE A PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS, DIFICULDADES E FACILIDADES. Corpoconsciência, 26(1), 133–149. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13492

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS

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