A EDUCAÇÃO FÍSICA EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO IFSUL/PELOTAS

Autores

  • Fabiane de Oliveira Schellin fabianeschellin@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Fabiana Celente Montiel fabianamontiel@ifsul.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

10.51283/rc.v26i1.13373

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino, Educação Física, Esporte

Resumo

O artigo objetiva relatar a experiência e principais aprendizados dos/as estudantes participantes do projeto de ensino “Educação Física e Sociedade”, ofertado ao Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (IFSul/Pelotas) em 2020. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência. O corpus foi composto por: projeto e plano de ensino; descrições das atividades síncronas e assíncronas; relatório final; textos reflexivos dos/as estudantes. O projeto promoveu a problematização das seguintes temáticas: Barreiras e possibilidades para a prática de Atividades Físicas no contexto da pandemia; Esporte enquanto direito social e as desigualdades sociais; Esporte e suas potencialidades nas discussões de gênero e racismo. Por meio da experiência e dos relatos finais dos/as estudantes legitimamos a Educação Física como um espaço para discussões e contribuições capazes de auxiliar na transformação da realidade social, no desenvolvimento integral do ser humano, sob as dimensões pedagógicas, sociológicas e filosóficas.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Schellin, F. de O., & Montiel, F. C. (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO IFSUL/PELOTAS. Corpoconsciência, 26(1), 168–184. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13373

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS

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