Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências

Autores

  • Filomena Maria de Arruda MONTEIRO filomena@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br
  • Helena Amaral da FONTOURA helenafontoura@gmail.com
    UERJ
  • Ana CANEN acanen@globo.com
    UFRJ

DOI:

10.29286/rep.v23i53/2.1758

Palavras-chave:

Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.

Resumo

Este texto se estrutura a partir de investigações envolvendo três olhares de instituições distintas, que dialogam e se complementam. Tais estudos objetivam apresentar contribuições compartilhadas sobre dimensões vinculadas às práticas de formação docente e de pesquisa desenvolvidas em contextos diversos, com interlocução entre metodologias e dados plurais. Destacam-se, a partir dos resultados de nossas pesquisas, contribuições para os desafios atuais da educação. Especificamente, chama-se a atenção para as formas pelas quais tais experiências incorporaram sensibilidades às diversidades culturais, buscando caminhos viabilizadores à recontextualização das estratégias e práticas formativas docentes, em prol de transformações que incorporem sensibilidades multiculturais em seu desenvolvimento.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Narrativas. Práticas de Ensino. Multiculturalismo.

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Biografia do Autor

Filomena Maria de Arruda MONTEIRO, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em educação pela Universidade de São Carlos (2003). Pós doutora pela UFSCar (2012). Lider do grupo de estudos e pesquisa em Política e Formação Docentes. Professora Associada da Universidade federal de Mato Grosso-UFMT. Rua Fernando Corrêa da Costa, n. 2.367, Boa Esperança, Cuiabá/MT. CEP: 78.060-900. Tel.: (65) 3615-8445. E-mail: <filomena@ufmt.br>

Helena Amaral da FONTOURA, UERJ

Doutora em Ciências (ENSP/Fiocruz, 1997), Pós Doutora em educação pela Universidade de Barcelona (2007). Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Diversidades Culturais. Professora Associadada Faculdade de Formação de Professores-UERJ. Rua Dr. Francisco Portela, 1470. São Gonçalo RJ. CEP: 24435-005 Tel.: (21) 3705-2227. E-mail: <helenafontoura@gmail.com>.

Ana CANEN, UFRJ

Doutora em Educação pela University of Glasgow (1996) Professora Associada do Departamento de Fundamentos de Educação-UFRJ. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores. Rua Pereira da Silva, n. 251, Bl. 1, apto. 103. Laranjeiras. RJ. CEP: 22221-140. Tel.: (021) 22056114. E-mail: <acanen@globo.com>

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

MONTEIRO, F. M. de A.; FONTOURA, H. A. da; CANEN, A. Ressignificando práticas de ensino e de formação docente: Contribuições de narrativas, diálogos e conferências. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 23, n. 53/2, p. 637–654, 2014. DOI: 10.29286/rep.v23i53/2.1758. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1758. Acesso em: 8 maio. 2024.