PEDAGOGIA DO ESPORTE: CONTEXTOS, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA O ESPORTE PARALÍMPICO NA FORMAÇÃO DE JOVENS

Autores

  • Larissa Rafaela Galatti larissa.galatti@fca.unicamp.br
    Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (LEPE/FCA/UNICAMP)
  • Thiago José Leonardi thiagoleonardi@yahoo.com.br
    FEF/UNICAMP; IASP/UNASP; FAJ
  • Riller Silva Reverdito rilerreverdito@gmail.com
    UNEMAT
  • Mariana Antonelli mariantonolli@hotmail.com
    FEF/UNICAMP
  • Roberto Rodrigues Paes robertopaes@fef.unicamp.br
    FEF/UNICAMP

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Esporte Paralímpico, Jovem Atleta

Resumo

Considerando a Pedagogia do Esporte como a disciplina das Ciências do Esporte que investiga as etapas de organização, sistematização, aplicação e avaliação de procedimentos pedagógicos nos momentos da iniciação, especialização e treinamento esportivo, o texto considera a imprevisibilidade, a criatividade e a complexidade que permeiam o fenômeno do esporte paralímpico, sinalizando a intervenção pedagógica com jovens atletas a partir do movimento, das inteligências múltiplas, dos aspectos psicológicos, filosóficos e da aprendizagem social. Sendo assim, o estudo propõe evidenciar a preocupação com a formação integral o jovem atleta considerando os pilares que se constroem ao aproximar discussões da Pedagogia do Esporte e Esporte Paralímpico. Para isso, fez-se necessário assumir os significados presentes no processo formativo no tocante às particularidades dos indivíduos e do Esporte Paralímpico.

 

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Galatti, Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (LEPE/FCA/UNICAMP)

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (LEPE/FCA/UNICAMP)

Thiago José Leonardi, FEF/UNICAMP; IASP/UNASP; FAJ

FEF/UNICAMP; IASP/UNASP; FAJ

Riller Silva Reverdito, UNEMAT

UNEMAT

Mariana Antonelli, FEF/UNICAMP

FEF/UNICAMP

Roberto Rodrigues Paes, FEF/UNICAMP

Prof. Titular FEF/UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Galatti, L. R., Leonardi, T. J., Reverdito, R. S., Antonelli, M., & Paes, R. R. (2016). PEDAGOGIA DO ESPORTE: CONTEXTOS, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS PARA O ESPORTE PARALÍMPICO NA FORMAÇÃO DE JOVENS. Corpoconsciência, 19(3), 38–44. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4061

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>