Lazer na formação continuada: a experiência de viagens de estudo na educação física
Palavras-chave:
Lazer, Formação continuada, Viagens de estudo, Educação FísicaResumo
O trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre o lazer relacionado à formação continuada do professor de educação física, a partir de experiências em duas viagens de estudo (nos anos de 2005 e 2006), compartilhadas por um grupo de professores latino-americanos (brasileiros, argentinos e peruanos). O problema desta pesquisa é a relação entre formação continuada e lazer. A metodologia utilizada está referenciada na pesquisa qualitativa e amparada em entrevistas com os participantes e revisão de literatura. Os resultados sugerem que é possível aprender de maneira significativa em atividades de educação não formal aliadas ao lazer, como as viagens de estudo analisadas. Algumas funções do lazer (descanso, diversão e desenvolvimento) ocorreram simultaneamente à formação continuada dos profissionais envolvidos, o que nos leva a crer que as viagens de estudo têm muito a oferecer, dada a possibilidade de abertura a novas perspectivas, por meio de ricos intercâmbios culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).