NOVO TEMPLATE DA REVISTA REAMEC - RUMO À CIÊNCIA ABERTA
Prezado leitor, autor e avaliador,
Divulgamos o novo Template da Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - com vistas ao alinhamento com as práticas da comunicação da ciência aberta (open science). Nele acrescentamos uma seção de Notas que informa, de maneira objetiva e organizada, sobre os seguintes elementos do manuscrito:
- agradecimentos;
- financiamento;
- contribuições de autoria;
- conflitos de interesse;
- disponibilidade de dados de pesquisa;
- consentimento de uso de imagem;
- aprovação de comitê de ética em pesquisa;
- como citar – ABNT;
- como citar – APA;
- licença de uso;
- direitos autorais;
- publisher;
- editor responsável;
- histórico.
Vejam as orientações no novo Template disponível no site da Revista: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/Template
Durante este ano de 2020 realizaremos atualizações nas políticas editoriais e na forma de processamento dos manuscritos submetidos, incluindo a possibilidade de publicar artigos já disponíveis em repositórios preprints e caminharemos para a abertura total da Revista, incluindo a abertura das avaliações (Avaliação Aberta).
O objetivo é iniciar, em 2021, com as políticas editoriais em consonância com a ciência aberta, de forma a aperfeiçoar a transparência, a reusabilidade e reprodutibilidade das pesquisas comunicadas pela Revista REAMEC.
Estamos seguindo as recomendações do documento SciELO “Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos na Coleção SciELO BrasiL”, publicado em maio de 2020, e as recomendações e orientações da “Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)” com vistas ao alinhamento da Revista REAMEC com o modus operandi da ciência aberta.
“A ciência aberta se projeta como o novo modus operandi de fazer e comunicar pesquisa com ênfase na transparência dos processos e no compartilhamento dos conteúdos em prol do rigor metodológico e da cooperação entre pesquisadores. O avanço da ciência aberta depende da ação proativa de todos os atores e instâncias da pesquisa científica, entre os quais se destacam os periódicos e outros meios de comunicação de pesquisas”. (Documento SciELO. 2020, p. 6)
Respeitosamente,
Equipe Editorial