v. 29 n. 53 (2022): Estudos Linguísticos

Dossiê: Encruzilhadas epistêmicas: decolonialidades, espistemologias do Sul, estudo queer e feministas na educação linguística e na formação de professores de línguas.
Organizadores:
Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA/CNPq)
Simone Tiemi Hashiguti (UNICAMP)
Alexandre José Cadilhe (UFJF)
Este dossiê reúne trabalhos que, a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas, apontam para as interseções entre epistemes contra hegemônicas, orientadas por diferentes “Epistemologias do Sul” como locus de enunciação para a materialização de pedagogias e contra pedagogias decoloniais, bem como enfatizam suas possibilidades praxiológicas e ontológicas. Para tanto, o presente dossiê aborda como a crítica decolonial se arvora nas distintas problematizações que envolvam encruzilhadas epistêmicas, com foco nas decolonialidades de gênero, manifesta nas perspectivas dos feminismos decoloniais, estudos de gênero e seus efeitos na e para a educação linguística e a formação de professores de línguas no cenário do Sul global. Portanto, pretendemos reafirmar a perspectiva e a opção decoloniais como um movimento de insurgência, resistência e contingência que aglutinam estratégias, metodologias e práxis diversas.
Apresentação
Dossiê
-
Interseccionalidades masculinas – a escola como o lugar da reprodução de corpos machos
Visualizações do artigo: 4 -
Translanguaging e justiça social Por uma mudança de perspectiva
Visualizações do artigo: 149 PDF downloads: 149 -
A fantasia do corpo inconsistente do capital Alegorias discursivas
Visualizações do artigo: 99 PDF downloads: 65 -
Entre subversão e abjeção A representação de corpos e sexualidades queer em The Daylight Gate
Visualizações do artigo: 112 PDF downloads: 76 -
Análise de discurso crítica e estudos feministas Um panorama das dissertações e teses produzidas no Brasil entre 2015 e 2019
Visualizações do artigo: 225 PDF downloads: 204 -
Interseccionalidades masculinas A escola como o lugar da reprodução de corpos machos
Visualizações do artigo: 318 PDF downloads: 267 -
Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações Metodologias ativas em pauta na formação contínua de professores
Visualizações do artigo: 431 PDF downloads: 645
Entrevista
-
Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza
Visualizações do artigo: 1685 PDF downloads: 1182
Resenha
-
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Ch’ixinakax utxiwa: uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. Trad. Ana Luiza Braga e Lior Zisman Zalis. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
Visualizações do artigo: 1594 PDF downloads: 950
Outros lugares
-
O processo de difusão da mudança na posição de clíticos de 3a pessoa na história do português
Visualizações do artigo: 3 -
Entre subversão e abjeção: a representação de corpos e sexualidades queer em The Daylight Gate
Visualizações do artigo: 3 -
O processo de difusão da mudança na posição de clíticos de 3a pessoa na história do português
Visualizações do artigo: 108 PDF downloads: 90 -
Vogais médias pretônicas em Pernambuco Uma análise geossociolinguística
Visualizações do artigo: 133 PDF downloads: 150 -
Educação e inacabamento Autopoiesis na formação de professores de línguas
Visualizações do artigo: 203 PDF downloads: 110