v. 29 n. 53 (2022): Estudos Linguísticos

					Visualizar v. 29 n. 53 (2022): Estudos Linguísticos

Dossiê: Encruzilhadas epistêmicas: decolonialidades, espistemologias do Sul, estudo queer e feministas na educação linguística e na formação de professores de línguas.

Organizadores:

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista (UFBA/CNPq)

Simone Tiemi Hashiguti (UNICAMP)

Alexandre José Cadilhe (UFJF)

Este dossiê reúne trabalhos que, a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas, apontam para as interseções entre epistemes contra hegemônicas, orientadas por diferentes “Epistemologias do Sul” como locus de enunciação para a materialização de pedagogias e contra pedagogias decoloniais, bem como enfatizam suas possibilidades praxiológicas e ontológicas. Para tanto, o presente dossiê aborda como a crítica decolonial se arvora nas distintas problematizações que envolvam encruzilhadas epistêmicas, com foco nas decolonialidades de gênero, manifesta nas perspectivas dos feminismos decoloniais, estudos de gênero e seus efeitos na e para a educação linguística e a formação de professores de línguas no cenário do Sul global. Portanto, pretendemos reafirmar a perspectiva e a opção decoloniais como um movimento de insurgência, resistência e contingência que aglutinam estratégias, metodologias e práxis diversas.

Publicado: 2023-01-23

Editorial

  • Editorial

    Maxwell Miranda Marinez Nazzari
    1-5
    Visualizações: 20 | PDF download: 27

Apresentação

  • Apresentação

    Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Simone Tiemi Hashiguti Hashiguti Alexandre José Cadilhe
    6-14
    Visualizações: 20 | PDF download: 37

Dossiê

Entrevista

Outros lugares