Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações

Metodologias ativas em pauta na formação contínua de professores

Autores

  • Mateus Esteves de Oliveira polifoniapa@gmail.com
    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Claudia Leão de Carvalho Costa polifoniapa@gmail.com
    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Renato de Oliveira Dering polifoniapa@gmail.com
    Centro Universitário de Goiás (UNIGOIÁS)

Resumo

Temos ciência de que o contexto pandêmico exigiu estratégias e ações em todas as esferas profissionais, sobretudo na educação, em virtude da transposição das atividades do ambiente presencial para o virtual. Tal situação levou professores a buscarem metodologias de ensino que mantenham as interações com seus alunos e, assim, desenvolver a autonomia deles em relação às atividades escolares. Nosso objetivo foi apresentar as metodologias ativas como temáticas expressivas na formação contínua de professores e as suas possibilidades de aplicação nos ensinos remoto e presencial por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Nesse sentido, abordamos uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001), realizada em uma turma de pós-graduação strictu sensu de um Programa de Pós-Graduação na área de Letras de Minas Gerais, formada por educadores em condição de profissionais em formação ao longo da vida, que se ampara como base o estudo das metodologias ativas Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações. Nosso referencial teórico se alinha ao adotado pela disciplina (BACICH, MORAN, 2018; BERGMANN; SANS, 2020). A partir da análise das respostas obtidas, em diálogo com a bibliografia selecionada, foi possível concluir que os participantes, mesmo em ambiente incerto e pandêmico, procuram, por meio das metodologias ativas, novas maneiras de manter e de intensificar a relação com os estudantes e a aprendizagem deles.

Referências

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

OLIVEIRA, M. E. de . .; CARVALHO COSTA , C. L. de .; DERING , R. de O. . Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações: Metodologias ativas em pauta na formação contínua de professores. Polifonia, [S. l.], v. 29, n. 53, p. 128–148, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/14864. Acesso em: 27 jul. 2024.