Protagonismo PaiterSuruí: práticas político-pedagógicas e suas relações com os etnoconhecimentos
DOI:
10.29286/rep.v26i62/1.5002Palavras-chave:
Palavras-chave, Indígena. PaiterSuruí. Práticas Político-pedagógicas.Resumo
Este artigo estuda aspectos da educação escolar indígena e sua relação com os etnoconhecimentos do povo PaiterSuruí nas práticas político- -pedagógicas. Trata-se de pesquisa qualitativa, de observação participante. Os protagonistas vivem na Terra Indígena PaitereyKarah, fronteira com Rondônia e Mato Grosso. No decorrer da pesquisa procura-se compreender alguns aspectos da busca por uma educação escolar indígena: específica, diferenciada, multilíngue, intercultural e que nasça das necessidades e do diálogo comunitário, com suporte nos principais interlocutores: Brandão (2006), Beleli (et al., 2009), Pappiani e Lacerda (2016), Freire (1992) e Benjamin (1987).
Palavras-chave: Indígena. PaiterSuruí. Práticas Político-pedagógicas.
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