O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life

Autores

DOI:

10.29286/rep.v21i46.416

Palavras-chave:

Gênero. Escolas. Caderno escolar. Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.

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Biografia do Autor

Marília Pinto de CARVALHO, Universidade de São Paulo.

Professora Livre Docente Associada da Faculdade de Educação da USP, onde leciona desde 1989. Estuda as relações de gênero na escola de ensino fundamental e publicou, entre outros: Avaliação escolar, gênero e raça (São Paulo, Papirus, 2009). End. Av. da Universidade, 308. São Paulo- SP – 05508-040.

Referências

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Recebimento em: 10/03/2012.

Aceite em: 14/03/2012.

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Publicado

2012-09-10

Como Citar

CARVALHO, M. P. de. O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 401–412, 2012. DOI: 10.29286/rep.v21i46.416. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416. Acesso em: 28 mar. 2024.