Infância negra e ensino fundamental em Angra dos Reis: um mergulho nos números da “universalização”
DOI:
10.29286/rep.v25i60.4098Palavras-chave:
Universalização. Ensino Fundamental. Relações Étnico-raciais. Infância.Resumo
Este artigo aborda percursos escolares de negros e brancos no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Angra dos Reis-RJ. Dados quantitativos globais de cor/raça do Censo Escolar (2009 a 2013) foram refinados, construindo-se indicadores educacionais específicos, como matrícula, reprovação, distorção idade-ano e adequação ao sistema, sinalizando desvantagens persistentes para alunos negros, ligeiramente atenuadas ao fim da série. Os achados, em diálogo com autores como Guimarães (2003), Quijano (2005), Oliveira (2007) e Munanga (2010), problematizam a apregoada universalização do ensino fundamental, sugerindo a implementação de ações afirmativas na educação básica, compreendendo que a efetivação da igualdade se ancora na infância.
Palavras-chave: Universalização. Ensino Fundamental. Relações Étnico-raciais. Infância.
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