PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.13382

Palavras-chave:

Educação Freiriana, Formação de Professores, Experiência

Resumo

O artigo apresenta as vivências de duas professoras na gestão de Paulo Freire como secretário municipal de educação de São Paulo, mostrando o papel capital das premissas freirianas nos processos formativos das pesquisadoras. A pesquisa formação busca apresentar, por meio das aludidas vivências, conceitos freirianos basilares em suas práticas profissionais e nos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa por elas liderados. Conclui que ações educacionais (re)fundamentadas sob o prisma freiriano situam-se como importantes instâncias de insurgências e resistências à perspectiva instrumental, na luta por uma educação emancipadora e solidária, tornando o inédito viável uma utopia possível.

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Biografia do Autor

Lucila PESCE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP (julho de 2017 a julho de 2019). Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Consultora ad hoc do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2007 a 2017, foi membro da equipe gestora do GT 16 da ANPEd (gestão 2017-2019; gestão 2019-2021). Atualmente é membro titular do comitê científico do GT 16 da ANPEd. Membro das seguintes redes internacionais de pesquisa: REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio), Red Estrado (Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University, vinculada à Responsible Research and Innovation - RRI). Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES), de agosto de 2012 a maio de 2019. Assessora científica da FAPESP e do CNPq (PIBIC/AF/PIBITI). Tem investigado nas seguintes áreas: Linguagem Hipermídia e Processos Formativos; Linguagem Hipermídia e Educação Básica; Linguagem Hipermídia e Formação Inicial de Professores; Linguagem Hipermídia e Formação Continuada de Professores. site: http://sites.google.com/site/lucilapesce/

Adriana ROCHA BRUNO, Universidade Federal de Estado do Rio de Janeiro (INIRIO)

Adriana Rocha Bruno é Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós doutorado em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT. Licenciada em Pedagogia, foi professora da Educação Básica por 17 anos. É professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF, e Professora do PPGEdu - UNIRIO. É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância (LIPEAD) da UNIRIO e é membro do NDE ( Núcleo Docente estruturante), representando o Departamento de Didática (DID) da UNIRIO, a partir de junho de 2020. Pesquisadora PQ-2. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com pesquisadores e estudiosos envolvidos em investigações sobre as Docências contemporâneas, a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente em meio à Cultura Digital. É autora do Livro: Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências, publicado pela Editora da UFBA em 2021 e a versão em E-Book está aberta no site da editora. Foi coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) de 2016 a 2019, membro do NDE do Curso de Pedagogia - UFJF. de 2014 a 2019. Foi professora do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de agosto de 2008 a setembro de 2019. É Professora de Educação online e cibercultura, de Didática e de Currículo. É parecerista AdHoc da ANPED (GT 16), ENDIPE, ABCiber, ESUD, além de diversos periódicos nacionais e internacionais. Como Bolsista CAPES, no período de 2015-2016, -fomento para participação no Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior na Universidade de Lisboa-Portugal, desenvolveu pesquisa em 3 universidades públicas portuguesas em Lisboa sobre as Docências no Ensino Superior. Tem desenvolvido pesquisas com fomento da FAPEMIG, da CAPES e do CNPq e é membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Coordenou os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB (2009-2015). Foi vice-coordedadora do Curso de Pedagogia da UFJF (2017 a 2018). Foi Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES) junto à PROGRAD-UFJF no período de 2011 a 2014. Foi professora da PUCSP entre 2004 e 2008, no Departamento de Fundamentos da Educação, como professora de Didática para as licenciaturas e docente nos Cursos: Tecnologias e Midias Digitais e Comunicação e Multimeios. Foi professora da Educação Básica por 17 anos. Experiente na área de Educação, pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: Formação de professores na contemporaneidade, Docências no Ensino Superior, Educação online e cultura digital, Didática, Aprendizagem de adultos, Neurociências (emoção e aprendizagem), Linguagem emocional e Educação, mídias e tecnologias. Site: https://sites.google.com/site/arbruno / http://gruparufjf.wix.com/pomardocencias Email: arbruno2208@gmail.com 

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

PESCE, L.; ROCHA BRUNO, A. . PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13382. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13382. Acesso em: 24 abr. 2024.