PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
DOI:
10.29286/rep.v31ijan/dez.13382Palavras-chave:
Educação Freiriana, Formação de Professores, ExperiênciaResumo
O artigo apresenta as vivências de duas professoras na gestão de Paulo Freire como secretário municipal de educação de São Paulo, mostrando o papel capital das premissas freirianas nos processos formativos das pesquisadoras. A pesquisa formação busca apresentar, por meio das aludidas vivências, conceitos freirianos basilares em suas práticas profissionais e nos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa por elas liderados. Conclui que ações educacionais (re)fundamentadas sob o prisma freiriano situam-se como importantes instâncias de insurgências e resistências à perspectiva instrumental, na luta por uma educação emancipadora e solidária, tornando o inédito viável uma utopia possível.
Downloads
Referências
ABE, S. K.; CHIEFFIM, M. V. A gestão de Paulo Freire. Entrevista com a educadora Meyri Venci Chieffi, do Coletivo Paulo Freire: prioridades e os desafios que Paulo Freire enfrentou à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre 1989 e 1992. Especial #100AnosPauloFreire. 2021. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/a-gestao-de-paulo-freire Acesso em: 30 jan. 2022.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BOFF, L. Prefácio. In: FREIRE, P. (Org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014. p. 9-12.
BONDÌA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan.-Abr., 2002 n. 19. p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acesso em: 30 jan. 2022.
BRUNO, A. R. Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências. 1. ed. Salvador/BA: EDUFBA, 2021.
BRUNO, A.; COUTO, J. L. P. Culturas Contemporâneas: O Digital e o Ciber em Relação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, 2019. PPGE/UNESA. Rio de Janeiro. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5848 Acesso em: 30 jan. 2022.
CHIEFFI, M. V. A gestão de Paulo Freire. Entrevista da educadora do Coletivo Paulo Freire sobre as prioridades e os desafios que Paulo Freire enfrentou à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre 1989 e 1992. (2021). Disponível em https://www.cenpec.org.br/tematicas/a-gestao-de-paulo-freire Acesso em: 30 jan. 2022.
Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2022. Documento Referência - Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. (2022). Brasília, DF: MEC, 2021. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/conae2022/documentos/DOCUMENTO_REFERENCIA_CONAE_2022_APROVADO_30_07.pdf Acesso em: 30 jan. 2022.
FAZENDA, I. C. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011.
FRANCO, D. de S. A gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989 – 1991) e suas consequências. Pro-Posições. v. 25, n. 3 (75). p. 103-121. set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/DstDxKRdPqn98qwyMxLYn5p/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 jan. 2022.
FREIRE, A. M. Inédito Viável. In.: STRECK, Danilo (Coordinador). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI (Organizadores) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.
FREIRE, P. Conscientização - teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. Revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade (1967). 23 ed. RJ: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação (1968). Trad. R. D. de Oliveira. RJ: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. (1975). Pedagogia da autonomia. 52ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2015a.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos (1981). 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. A. Lopez. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2004.
JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. Prefácio Antônio Nóvoa. Rev. Apresentação e notas à edição brasileira Cecília Warschauer; trad. José Claudino e Júlia Ferreira; adaptação à edição brasileira Maria Vianna. São Paulo: Cortez, 2004.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PESCE, L. Formação online de educadores sob enfoque dialógico: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa. Revista Quaestio, v. 12, p. 25-61, jul. 2010. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/177/177 Acesso em: 30 jan. 2022.
PINTO, U. de A. Coordenação Pedagógica: área de formação de professores e de atuação do pedagogo escolar nas escolas da educação básica. In: Shirley de Souza Corrêa; Cássia Ferri. (Org.). Coordenação Pedagógica: diferentes abordagens, múltiplas perspectivas. 1ªed. Itajaí: Univali, 2016.
SÁ BARRETO, E. S.; MITRULIS, E. Trajetória e desafios dos ciclos escolares no País. Ensino Básico. Estud. Av. 15 (42), ago 2001. Disponível pelo endereço: https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000200003 Acesso em: 30 jan. 2022.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, A. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1203-1225, Set. / Dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/t7pjz85czHRW3GcKpB9dmNb/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 jan. 2022.
SANTOS, M. C. G.; SALES, M. P. S. Gestão democrática da escola e gestão do ensino: a contribuição docente à construção da autonomia na escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.14, n. 02, p. 171-183, ago-nov 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/rCc6WS5YL9bdbSy5yvWCmKg/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 30 jan. 2022.
SÃO PAULO/SP. Lei nº 11.229 de 26 de junho de 1992. Projeto de Lei Nº 623/1991. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-11229-de-26-de-junho-de-1992 Acessado em: 25 jan. 2022.