DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES AO DESENVOLVIMENTO DOCENTE – O GRUPO COLABORATIVO E SEU POTENCIAL MEDIADOR

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.12487

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Grupo Colaborativo, Mediação

Resumo

Esse artigo refere-se a uma pesquisa que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente no movimento de um grupo colaborativo. Baseado na Pesquisa Colaborativa realizou-se um curso de extensão, cujas audiogravações foram analisadas segundo a proposta dos Núcleos de Significação. Concluiu-se que o grupo colaborativo se consolidou como mediador relevante para o desenvolvimento docente; que a mediação do outro e os dramas vividos pelos professores são propulsores de desenvolvimento e que as decisões pedagógicas pautadas pela afetividade são determinantes num grupo. Por fim, apresentou-se pressupostos para inspirar a construção de grupos colaborativos como proposta de formação contínua para professores.

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Biografia do Autor

Luciana Guimarães PEDRO, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado em Educação – UFU, Membro da Gestão da Escola Parque Tibetano.

Geovana Ferreira MELO, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutorado em Educação – USP, Professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

GUIMARÃES PEDRO, L. .; FERREIRA MELO, G. . DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES AO DESENVOLVIMENTO DOCENTE – O GRUPO COLABORATIVO E SEU POTENCIAL MEDIADOR. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.12487. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12487. Acesso em: 5 nov. 2024.