BNCC E INTELIGENCIA CORPORAL-CINESTÉSICO EN EDUCACIÓN FÍSICA
UNA POTENCIALIDAD PARA LOS PRIMEROS AÑOS DE APRENDIZAJE
DOI:
10.51283/rc.27.e15064Palabras clave:
Habilidades, Educación Física, Inteligencia Corporal KinestésicaResumen
El objetivo de la investigación fue analizar la posibilidad de estimular la inteligencia corporal-cinestésico a través de las 27 habilidades del BNCC para la educación física en los primeros años de la escuela primaria. Metodológicamente, estas habilidades se categorizaron en 3 ejes que parten de estudios sobre inteligencia corporal-cinestésica: (1) Propuestas con verbos de acción para la presentación del conocimiento y la experimentación de las prácticas corporales; (2) Prácticas que despiertan interés corporal en diferentes estrategias; y (3) que brinden oportunidades para la continuidad progresiva del conocimiento. Los resultados muestran que es posible desarrollar esta inteligencia a través del BNCC, pero este trabajo puede ser calificado mediante la expansión de comandos y preocupaciones sobre las manifestaciones del cuerpo; organizar las unidades temáticas de manera similar; utilizar temas generativos, discusiones y diferentes idiomas; y estructurar una propuesta continua entre contenidos y bloques. Así, las habilidades de BNCC se convierten en potencialidades que valoran la educación física y sus prácticas corporales.
Citas
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula: fascículo 8 - na sala de aula. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011a.
______. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas: fascículo 3 - na sala de aula. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011b.
______. Inteligências múltiplas e seus estímulos. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.
BRANCO, Emerson Pereira e colaboradores. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em educação, v. 11, n. 25, p. 155-171, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRITO, Ana Emília Ferraz. ULIANA, Marcony Brandão. O estímulo as inteligências múltiplas para quem porta múltiplas inteligências. Magistro, v. 2, n. 16, 2017.
CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2010.
DOMINGUES, Soraya Correa. Formação em educação física na dimensão da educação ambiental. Curitiba, PR: CRV, 2021.
FERREIRA, Leonardo e colaboradores. Uma discussão sobre os conceitos de objetivo, habilidade e competência na BNCC do ensino médio. Currículo e docência, v. 2, n. 2, p. 4-22, 2020.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1994.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2004.
MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
MORENO, Luis Moral e colaboradores. La inteligencia corporal-cinestésica. Educación y futuro, n. 31, p. 105-135, 2014.
NEIRA, Marcos Garcia. BNCC de educação física: caminhando para trás. educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo, Ação Educativa, 2019.
______. Incoerências e inconsistências da BNCC de educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 40, p. 215-223, 2018.
NEITZEL, Odair; SCHWENGBER, Ivan Luís. Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC. Educação e emancipação, v. 12, n. 2, p. 210-227, 2019.
NISTA-PICCOLO, Vilma e colaboradors. Manifestações da inteligência corporal-cinestésica em situação de jogo na educação física escolar. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 12, n. 4, p. 25-32, 2004.
OLIVEIRA, Nathalia Dória e colaboradores. Linguagens e educação física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. 1-10, 2021.
OLIVEIRA-CASTRO, Jorge; OLIVEIRA-CASTRO, Karina. A função adverbial de" inteligência": Definições e usos em psicologia. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 17, n. 3, p. 257-264, set./ dez., 2001.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1999.
ROAZZI, Antonio; SOUZA, Bruno Campello de. Repensando a inteligência. Paidéia, v. 12, n. 23, p. 31-55, 2002.
TOLEDO, Marcos Vinícius de Souza; MAIA, Luiz Cláudio Gomes; TOLENTINO, Renata de Sousa da Silva. A orientação profissional: a teoria das inteligências múltiplas aplicada na base nacional comum curricular em um ambiente compartilhado do conhecimento. Brazilian journal of development, v. 8, n. 5, p. 37416-37433, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Corpoconsciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).