PROPUESTA PEDAGÓGICA PARA LA DANZA EN TIEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
10.51283/rc.v26i3.13475Palabras clave:
Prácticas Pedagógicas, Pandemia, Danza, Enseñanza RemotaResumen
El objetivo de este trabajo es identificar aspectos a ser considerados por el docente para una propuesta de danza online más coherente con la realidad de los estudiantes en tiempos de aislamiento social y comprender las condiciones que permiten o limitan el desarrollo y realización de las clases de danza online desde la perspectiva del profesor. Se trata de un estudio cualitativo descriptivo, que analiza una experiencia que atraviesa un proceso personal y reflexivo derivado de la situación de distanciamiento físico. Se desarrolló mediante recursos tecnológicos, movimiento e implicación de personas. A partir de esto fue posible identificar qué tecnologías han estado ayudando e intermediando muchas actividades, y cómo se ha desafiado a los profesores a buscar la creatividad como punto de conexión. Este trabajo demuestra el valor extremo de comprender la evolución de la comunicación y las herramientas disponibles en la actualidad para elegir las mejores plataformas y recursos a utilizar en el desarrollo de las prácticas pedagógicas.
Citas
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; BORGES, Patrícia Spinasse. Sobre risco e experiência no isolamento social. Revista políticas públicas & cidades, v. especial, p. 1-5, abr./ dez., 2020.
CARVALHO, Thainá Maria Silva; PRONSATO, Laura. Interações entre dança e tecnologia: um estudo prático-teórico sobre a dança mediada por dispositivos tecnológicos. Palíndromo, v. 12, n. 26, p. 110-124, 2020.
DA SILVA, Marcia Alves Soares; MARCÍLIO, Bruna Maria Siquinelli. A casa e o habitar: experiências emocionais do isolamento social. Revista de arquitetura e urbanismo, v. 1, n. 10, p. 247-261, 2020.
DO ROCIO WOSNIAK, Cristiane; MOTTA, Everson Luiz Oliveira. Reflexões sobre a dança e a educação a distância: uma perspectiva inclusiva na cultura digital. Revista educação, artes e inclusão, v. 16, n. 2, p. 142-167, 2020.
GUIMARÃES, Juliana Regina; BIANCHINI, Heloise Mariano. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2020.
LECH, Marilise Brockstedt (Org.). Educação pelo movimento na infância: reflexões e ações humanizadoras. Passo Fundo, RS: Méritos, 2015.
LOUSADA, Kath Pacheco B.; TÖPKE, Denise Rugani; SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Passinho, dança midiatizada: performance, publicidade e produção de sentidos. Conexão -comunicação e cultura, v. 16, n. 32, p. 157-172, 2018.
NOGUEIRA, Carlos José e colaboradores. Recomendações para a prática de exercício físico em face do covid-19: uma revisão integrativa. Revista brasileira de fisiologia do exercício, v. 20, n. 1, p. 101-124, 2020.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. OuvirOUver, v. 11, n. 1, p. 88-98, 2015.
RAMOS, Gabriel. Cartografia dos corpos e espaços em confinamento. Revista políticas públicas & cidades, v. especial, p. 1-4, abr./ dez., 2020.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHUCHMANN, Alexandra Zanella e colaboradores. Isolamento social vertical X isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de covid-19. Brazilian journal of health review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Corpoconsciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).