Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

A Revista Corpoconsciência aceita Artigos Originais e Ensaios.

Estes por sua vez devem apresentar a estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusões ou considerações finais, com a seguinte formatação (o template para submissão está disponível na aba TEMPLATE, na página inicial da revista):

- Deve ser submetido em formato.doc (MS-Word), sem comentários;

- Deve conter até 10 a 20 páginas (incluindo título, resumo, ilustrações e referências);

- Espaçamento 1,5 no corpo do texto e espaçamento simples nas citações diretas longas;

- Margens: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita);

- Fonte Segoe UI

      - Tamanho 14 no título e subtítulo; 

      - Tamanho 9 no nome, credenciais do autor (link do currículo lattes, link do orcid, filiação institucional, email), resumo, palavras-chaves, abstract, keywords, resumen e palabras clave.

      - Tamanho 12 nos títulos das seções e subseções; 

      - Tamanho 11 em todo o texto e citações diretas longas tamanho 10; 

- Parágrafo: recuo de 2 cm no corpo do texto e recuo de 4 cm para citações diretas longas;

- Os textos apresentados em língua portuguesa devem apresentar o título em português, idêntico ao registrado nos metadados, em caixa alta, centralizado e em negrito;

       - Logo abaixo do título em língua portuguesa devem ser apresentados respectivamente, os títulos em inglês e espanhol;

       - Os textos apresentados em língua inglesa devem apresentar o título em inglês, idêntico ao registrado nos metadados, em caixa alta, centralizado e em negrito;

       - Logo abaixo do título em língua inglesa devem ser apresentados respectivamente, os títulos em português e espanhol;

      - Os textos apresentados em língua espanhola devem apresentar o título em espanhol, idêntico ao registrado nos metadados, em caixa alta, centralizado e em negrito;

       - Logo abaixo do título em língua espanhola devem ser apresentados respectivamente, os títulos em português e inglês;

- Para artigos em língua portuguesa, o resumo deve localizar-se abaixo do título com, no máximo, 150 palavras; a seguir o abstract e, por fim, o resumen.

- Para artigos em língua inglesa, o abstract deve localizar-se abaixo do título com, no máximo, 150 palavras; a seguir o resumo e, por fim, o resumen.

- Para artigos em língua espanhola, o resumen deve localizar-se abaixo do título com, no máximo, 150 palavras; a seguir o resumo e, por fim, o abstract.

- As palavras-chave, keywords e palabras clave devem localizar-se respectivamente abaixo do resumo, abstract e resumen. Estas devem ser constituídas por, no mínimo, três (3) e, no máximo, cinco (5) termos que identifiquem o assunto do artigo, separados por ponto e vírgula, sem ponto final.

- Não devem ser inseridas no texto notas de rodapé.

- Os nomes dos autores não devem constar no texto, bem como não será aceita qualquer outra forma de identificação dos mesmos;

- As referências devem seguir as normas atualizadas da ABNT (NBR 6023), conforme exemplos a seguir:

Livro com 1 autor:

AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, ano.

Exemplo:

BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga. Educação física e didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

 

Livro com 2 autores:

AUTORES separados por ponto e vírgula.Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na educação infantil. São Paulo, SP: Cortez, 2012.

 

Livro com 3 autores:

AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, ano.

Exemplo:

XAVIER, Maria; RIBEIRO, Maria; NORONHA, Olinda. História da educação: a escola no Brasil. São Paulo, SP: FTD, 1994.

 

Livro com mais de 3 autores:

Primeiro autor, seguido da expressão et al. (que significa e outros") Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

CASTELLANI FILHO, Lino et alMetodologia do ensino da educação física. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

 

Livros com 1, 2 ou 3 organizadores, coordenadores, editores:

ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Org. ou Orgs., Coord. ou Coords., Ed. ou Eds.) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. (Orgs.). História do corpo: da renascença às luzes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

Livros com mais de 3 organizadores, coordenadores, editores:

PRIMEIRO ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Organizador, Coordenador ou Editor) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

NOCE, Franco et al. (Coord.). O profissional de educação física na área da saúde. Belo Horizonte, MG, UFMG, 2014.

 

Parte de livro com autoria própria:

AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Título da obra completa precedida de In:. Local: Editora, ano, intervalo das páginas do texto parte da obra.

Exemplo:

CHARLOT, Bernard. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender seu corpo sujeito. In: DANTAS JÚNIOR, Hamilcar Silveira; KUHN. Roselaine; DORENSKI, Sérgio. (Orgs.). Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão, SE: UFS, 2009. p. 231-246.

 

Dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso de graduação ou especialização

AUTOR. Título. Ano. Quantidade de folhas. Tipo do documento (dissertação, tese, trabalho de conclusão de curso), grau entre parênteses (Mestrado, Doutorado, Especialização em...) - vinculação acadêmica, o local e o ano da defesa.

Exemplo:

LEITE, Tainara da Silva Mattos. Prevalência e fatores associados à depressão em idosos do município de Cuiabá, MT. 2015. 53f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação  em Educação Física, Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT, 2015.

 

Artigos de revistas/periódicos com 1 autor:

AUTOR. Título do artigo. Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

BAVARESCO, Anelise. A atividade física voluntária e suas relações sobre a neurogênese hipocampal em roedores adultos: uma revisão de literatura, Revista brasileira de atividade física e saúde, Pelotas, RS, v. 21, n. 1, p. 14-28, jan./ fev. 2016.

 

Artigos de revistas/periódicos com 2 autores:

AUTORES. Título do artigo. Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

TAHARA, Alexander Klein;DARIDO, Suraya Cristina. Diagnóstico entre a relação das práticas corporais de aventura e a educação física escolar. Corpoconsciência, Cuiabá, MT, v. 19, n. 1, p. 1-10, jan./ abr. 2015.

 

Artigos de revistas/periódicos com 3 autores:

AUTORES. Título do artigo. Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p.351-373, jan./mar. 2014.

 

Artigos de revistas/periódicos com mais de 3 autores:

Primeiro autor, seguido da expressão et al. (que significa e outros"). Nome da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

Exemplo:

Teixeira, Fabiane Castilho et al. Desenvolvimento de um projeto social esportivo: estudo de caso no âmbito do programa segundo tempo, Corpoconsciência, Cuiabá, MT, v. 19, n. 1, p. 22-32, jan./ abr. 2015.

 

Trabalhos de eventos publicados em anais (PARA UM, DOIS, TRÊS OU MAIS AUTORES, A RECOMENDAÇÃO É A MESMA DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS):

AUTOR. Título do trabalho de evento. In: NOME DO CONGRESSO, n., ano do congresso. Título da publicação...Cidade: editora, ano.Paginação da parte referenciada.

Exemplo:

SANTOS, Débora Pantoja dos. O envelhecimento e a atividade física: uma perspectiva epidemiológica em um hospital em Belém-PA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 19, 2015. Anais... Vitória, ES: CBCE, 2015, v. 1, p. 1-3.

 

Livros com 1, 2 ou 3 organizadores, coordenadores, editores:

ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Org. ou Orgs., Coord. ou Coords., Ed. ou Eds.) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. (Orgs.). História do corpo: da renascença às luzes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

Livros com mais de 3 organizadores, coordenadores, editores:

PRIMEIRO ORGANIZADOR, COORDENADOR ou EDITOR, etc. (Organizador, Coordenador ou Editor) Título. Local: Editora, ano.

Exemplo:

NOCE, Franco et al. (Coord.). O profissional de educação física na área da saúde. Belo Horizonte, MG, UFMG, 2014.

 

Leis, decretos, portarias, resoluções, etc.:

LOCAL (país, estado ou cidade).Título (especificação da legislação, n.º e data). Indicação da publicação oficial.

Exemplo:

BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 jul. 2015. Seção I, p. 8-12.

 

Documentos eletrônicos online:

AUTOR.Título. Local, data. Disponível em: < >. Acesso em: dd mm aaaa.

Exemplos:

SILVA, Pedro Augusto Crespo da; VAZ, Vasco Parreiral Simões; SILVA, Marcelo Cozzensa da. Nível de atividade física no lazer e deslocamento e fatores associados em alunos de Educação Física em Coimbra - Portugal. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, RS, v. 20, n. 6, p. 559-562, nov., 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2016.

 

Ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.).

Devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas como FIGURA, com título na parte superior e fonte na parte inferior.

 

Tabelas

Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçadas por seu título na parte superior e fonte na parte inferior.

 

Artigos

Reservada a artigos científicos originais, que podem ser de autoria no máximo de 6 autores, possuindo no mínimo 10 páginas e no máximo 20.

Ensaios

Reservada para ensaios que exponham reflexões teóricas aprofundadas, com rigor científico e metodológicos necessários.

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE

Estudos originais e de revisão de literatura cuja análise/intervenção atravesse a Educação Física e/ou as práticas corporais a partir da diversidade/diferença, por meio da tematização interseccional de distintos marcadores sociais (gênero, sexualidade, etnia/raça, deficiência, geração, classe, entre outros).

Seção Temática - A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO E ATRAVÉS DO DESPORTO

Estudos e pesquisas originais, de revisão da literatura e ensaios teóricos centrados na promoção da saúde mental no esporte de formação e alto rendimento, dentre outros contextos similares. Serão, também, considerados estudos de intervenção que procurem compreender as percepções e práticas de professores, treinadores, pais, atletas, formadores, entre outros agentes.

II Congresso Internacional de Educação Física Escolar

O II Congresso Internacional de Educação Física Escolar (II CIEFE) é um evento científico integrado ao mestrado profissional PROEF- Educação Física em Rede Nacional. 

Desde a primeira edição, o CIEFE busca atender à missão de promover o diálogo e a troca de experiências no contexto da Educação Física Escolar. O evento pretende consolidar sua presença no calendário científico, estabelecendo relações colaborativas entre membros do PROEF e pesquisadores renomados internacionalmente.

Este evento visa integrar a educação, a educação física e a sociedade, proporcionando um espaço de reflexão sobre os desafios presentes e futuros na área da Educação Física Escolar. O evento impactará diretamente na formação inicial e continuada dos professores de Educação Física, promovendo a troca de experiências entre profissionais em atuação e aqueles em formação. O rico espaço de formação propiciado pelo II CIEFE visa fortalecer o entendimento de que os conhecimentos compartilhados podem impactar não só os estudantes dos cursos de licenciatura, mas também os profissionais em pleno exercício de suas atividades nas escolas de educação básica.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.