EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA)

Autores

  • Gabriel Carvalho Bungenstab gabrielcarv@msn.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • Wemerton Martins Santos wemerton26@gmail.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • Lorraine Torres Silva lorrainetorress21@gmail.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • Rívia Maria Alves dos Santos rivia_santos@hotmail.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • George Ivan da Silva Holanda geo.holanda07@hotmail.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • Johnattan Stiv Dias Ramos stivdias10@hotmail.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • Diogo Geraldo da Silva Guedes diogo0424@gmail.com
    Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação Física, Aventura, Práticas Corporais, Ensino Médio

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar uma proposta de unidade didática para o ensino para a práticas corporais (de aventura) nas aulas de educação física no ensino médio. Para tal o presente texto faz uma breve análise sobre quem são os sujeitos que frequentam esta etapa de ensino e o que estamos entendendo por práticas corporais (de aventura). Feito isso, propomos a construção de uma unidade didática a partir de uma nova classificação das práticas corporais de aventura pautada por um elemento comum, qual seja: o equilíbrio. Por fim, conclui-se que devemos nos atentar para o caráter educativo que o ensino das práticas corporais oferecem considerando que a proposta de unidade didática não procura engessar o processo de ensino/aprendizagem; ao contrário, tenta sugerir novas possibilidades de ensino desse conteúdo para além, simplesmente, dos equipamentos “adequados” e das possíveis falhas na estrutura física das escolas brasileiras.

Biografia do Autor

Gabriel Carvalho Bungenstab, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás

 

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Bungenstab, G. C., Santos, W. M., Silva, L. T., dos Santos, R. M. A., Holanda, G. I. da S., Ramos, J. S. D., & Guedes, D. G. da S. (2017). EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS (DE AVENTURA). Corpoconsciência, 21(3), 29–40. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5524

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