TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA

Authors

  • Juliano Silveira juliano_silveira@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovani De Lorenzi Pires delorenzi57@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Educação Física, Cultura Digital, Formação Continuada

Abstract

O objetivo deste estudo é verificar as possibilidades de apropriação das TDIC nas aulas de Educação Física por professores participantes de um curso de especialização sobre educação na cultura digital. Para tal, esta pesquisa documental de caráter descritivo, toma como referência os trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos 10 professores de Educação Física que concluíram o curso. Os resultados, discutidos a partir de categorias, destacam aspectos importantes referentes ao cotidiano pedagógico, à prática docente, à formação dos professores e à educação contemporânea, indicando a necessidade de uma integração das TDIC ao currículo escolar e, consequentemente, às aulas de Educação Física a partir de uma perspectiva crítica.

Author Biography

Juliano Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Rede municipal de Florianópolis

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70 Lda, 2009.

BARTOLOMÉ, Antônio Pina. Comunicación y aprendizaje en la Sociedad del Conocimiento. Virtualidad, Educación y Ciencia, v. 2, n. 2, p. 9-46, 2011.

BELLONI, Maria Luiza; BÉVORT, Evelyne. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. In: Educação e sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

BUCKINGHAM, David. Precisamos realmente de educação para os meios? In: Comunicação e Educação, v. 17, n. 2, p. 41-60, jul/dez 2012.

______. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e realidade, v. 35, n. 3, p. 37-58, set/dez, 2010.

DAMIANI, Iara Regina; MELO, Cristiane Ker de. Desafios na formação continuada: lidando com a complexidade da rede de ensino. Motrivivência, v. 18, n. 27, p. 139-154, jan. 2006.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis, SC: Cidade Futura, 2006.

______. Mídia-educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 2, p.437-452, maio/ago, 2012.

HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda. A formação continuada de professores: entre o real e o “ideal”. Pensar a prática, v. 15, n. 4, p. 915-932, out./dez. 2012.

LEMOS, André. Infraestrutura para a cultura digital. In: SAVAZONI, Rodrigo; COHN, Sérgio. (Orgs.). Cultura digital.br. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

LUIZ, Igor Câmara e colaboradores. Práticas de apropriação dos professores de educação física nas formações continuadas: trilhando a produção de sentidos. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 70-88, dez., 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

PIRES, Giovani De Lorenzi e colaboradores. Educação (física) na cultura digital: memória da produção de um curso na modalidade EAD. In: NUTE. Educação na cultura digital. (e-book) Florianópolis, SC: Nute, 2016. (no prelo)

PIRES, Giovani De Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBOA, Mariana Mendonça; Educação física, mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, v. 30, n.1, p. 55-79, 2012.

PONTES, Evellyn Ládia Franco. Cultura digital na formação inicial de pedagogos. 2015. 287f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2015.

RAMOS, Edla Maria Faust e colaboradores. Curso de especialização em educação na cultura digital: documento base. Brasília: Ministério da Educação, 2013a. Disponível em: . Acesso em setembro de 2015.

______. Curso de especialização em educação na cultura digital: guia de diretrizes metodológicas. Brasília: Ministério da Educação, 2013b. Disponível em: . Acesso em setembro de 2015.

RÜDIGER, Francisco. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.

SICHELERO, Junior Jonas; REZER, Ricardo. Formação continuada em Educação Física: algumas reflexões.... Motrivivência, n. 40, p. 25-40, jul. 2013.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Para analisar o poder tecnológico como poder político. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu; BRAGA, Sérgio; PENTEADO, Cláudio (Orgs.). Cultura, política e ativismo nas redes digitais. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.

SILVEIRA, Juliano. Considerações sobre o esporte e o lazer: entre direitos sociais e projetos sociais. Licere, v. 16, n. 1, p. 1-22, mar., 2013.

SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani De Lorenzi. Escola, docência, formação e mídia-educação (física): reflexões a partir da cultura digital. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (Orgs.). O profissional de educação física e suas atividades: olhares multidisciplinares. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.

SOUSA, Galdino Rodrigues e colaboradores. Mídia-educação nas universidades federais mineiras: mapeando a formação em Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 96-108, mai., 2016.

SOUZA NETO, Alaim. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: mapeamentos dos usos feitos pelos professores. 2015. 394f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2015.

Published

2017-08-02

How to Cite

Silveira, J., & Pires, G. D. L. (2017). TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA. Corpoconsciência, 21(2), 36–51. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5010