Utilização do teste de carga máxima dinâmica (1rm), como referencial para prescrição do treinamento de hipertrofia muscular
Keywords:
Percentual de Carga Máxima, Trabalho de Força, Hipertrofia MuscularAbstract
Este estudo teve como objetivo, identificar se determinado percentual de carga máxima (85%), permitiria a realização de 6 repetições máximas, nos exercícios supino e agachamento, pois esta quantidade de repetições vem sendo utilizada como referencial mínimo para o trabalho de força que objetiva hipertrofia muscular. A amostra foi constituída por 19 indivíduos (10 do gênero feminino, e 9 do gênero masculino), que submeteram-se ao teste de carga máxima, nos exercícios supino e agachamento. Após a determinação das cargas máximas, era realizado o maior número de repetições possíveis a 85% da carga máxima, para os mesmos exercícios. Os resultados desse estudo demonstraram que a aplicação do teste de carga máxima, não traz parâmetros referenciais precisos para prescrição do treinamento de hipertrofia muscular, sugerindo-se que outras opções sejam testadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).