BRAZILIAN REGIONAL DANCES IN SCHOOLS
POSSIBLE DIVERSITIES
DOI:
10.51283/rc.28.e17963Keywords:
School Physical Education, Brazilian Regional Dances, Cultural DiversityAbstract
The study of Brazilian regional dances in schools has the potential to integrate various forms of knowledge but is often neglected or approached in a reductionist manner. Aiming to address these limitations, this article developed and analyzed a didactic sequence of 18 lessons on Brazilian regional dances, implemented as an elective course for the final years of elementary school. A pedagogical intervention was carried out with 37 students enrolled in the "Dança Brasil" course at a state school in rural São Paulo. Data collection involved keeping a diary log, which was analyzed using a coding categories methodology, resulting in the following categories: A) Cultural aspects; B) Attitude-related aspects; C) Learning outcomes. The results revealed that dance can serve as a bridge between culture and education, providing a broader understanding of our cultural roots. Despite the challenges faced, the students experienced significant development.
References
ARAUJO, Manoel M. et al. A prática da indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão na universidade. Revista brasileira de agrociência, v. 4, n. 3, p. 177-182, 1998.
BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.
BETTI, Mauro. Ensino de 1º e 2º graus: educação física para quê? Revista brasileira de ciências do esporte, v. 13, n. 2, p. 282-287, 1992.
BOGDAN, Robert S.; BIKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.
BRASILEIRO, Lívia Tenório. O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar? Pensar a prática, n. 6, p. 45-58, 2003.
BUOGO, Edmara Cristina Bonetti.; LARA, Larissa Michele. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 4, p. 873-888, 2011.
CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (Org.) Antropologia da dança II: pesquisas do CIRANDA – Círculo Antropológico de Dança. Florianópolis, SC: Insular, 2015.
CAÑETE, Lílian Sipoli Carneiro. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. 2010. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2010.
CASTRO, Manuel Antonio; FAGUNDES, Igor; FERRAZ, Antonio Máximo. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.
CUNHA, Morgada. Dance aprendendo: aprenda dançando. Porto Alegre, RS: Sagra DC Luzatto, 1992.
DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013.
DINIZ, Irla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Livro didático: uma ferramenta possível de trabalho com a dança na educação física escolar. Motriz, v. 18, n. 1, p. 176-185, 2012.
DONATO, Cida; MACEDO, Felie Soares; RAMOS, Cristina. Metodologia alfabetização corporal: do sonho às práticas não excludentes. Artefactum, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2018.
GAIO, Roberta; GÓIS, Ana Angélica F. Dança, diversidade e inclusão social: sem limites para dançar. Dança e diversidade humana. Campinas, SP: Papirus, 2006.
GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. Dança escolar: uma possibilidade na educação física. Movimento, v. 13, n. 2, p. 155-171, 2007.
GEHRES, Adriana de Faria; BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEIRA, Marcos Garcia. Os corpos das danças no currículo cultural de educação física. Educação em revista, v. 36, p. 1-18, 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LESSA, Fabiana Feller. Danças populares de Santa Catarina: desafios e possibilidades nas aulas de educação física. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2023.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MEYER, André. A dança da unidade na diversidade em Helenita Sá Earp. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 8., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014.
NEVES, Carlos Eduardo. Danças regionais brasileiras nos anos finais do ensino fundamental: análise de uma proposta de ensino em uma disciplina eletiva. 2024. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2024.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo em ação: eletivas – caderno do professor(a). São Paulo: SEDUC, 2021.
SILVA, Tayna Bertoldo; COCCARO, Luciane Moreau. Pensamento dança: concepções da dança enquanto campo da arte-educação-saúde. In: SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; CORRÊA, Josiane Gisela Franken; AQUINO, Dulce (Orgs.). As poéticas, políticas do corpo e seus trânsitos nas danças do por-vir: caderno de resumos expandidos. Salvador, BA: ANDA, 2020.
SOLER, Reinaldo. Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
TUBINO, Manoel José Gomes. Esporte e cultura física. São Paulo: Ibrasa, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).