AGON, ALEA, MIMICRY E ILINX NA ESCOLA? O ENSINO DO JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DE ROGER CAILLOIS

Autores

Palavras-chave:

Jogos, Caillois, Educação Física, Cultura Corporal

Resumo

Esta é uma produção de natureza bibliográfica, que busca articulações didáticas a partir da classificação dos jogos por Roger Caillois e da tríade conteúdo-forma-destinatário. Tomamos o materialismo histórico-dialético como método de pesquisa e exposição para subsidiar nosso caminho da síncrese à síntese pelos determinantes apropriação e objetivação. Captamos via pesquisa exploratória em quatro periódicos da Educação Física, que os estudos pautados em Caillois nos últimos dez anos (2009-2019) são extremamente incipientes. Por isso, nos embasamos consubstancialmente na obra clássica do autor, “Os jogos e os homens”, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica para desvelarmos o conceito de jogo e a partir da sistematização do autor tecer reflexões e aproximações com o ensino na educação escolar. Concluímos que a organização do trabalho pedagógico com os jogos, pautada na categorização Agôn, Alea, Ilinx e Mimicry, traz ricas contribuições para a Educação Física escolar, sobretudo para se pensar a tríade conteúdo-forma-destinatário.

Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Universidade Federal de Goiás

Professor de Educação Física na Educação Básica no Município de Goiânia; Mestrando em Educação Física pela FEFD/UFG e especialista em Psicologia dos Processos Educativos pela FE/UFG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância. Membro do Grupo ECOS - FEFD/UFG

Isaac Neves de Lima, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Especialização em MBA em gestão de esporte  pela Faculdade Unyleya, e Educação física escolar pela Faculdade Santa Fé.  Mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Membro do grupo ECOS- Educação física, trabalho e formação.

Maycon Ornelas Almeida, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Física pela Faculdade Adventista de Educação Física(FAEF); Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (ESPORTELAB/UFG).

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Andrade, L. C. de, Lima, I. N. de, & Almeida, M. O. (2020). AGON, ALEA, MIMICRY E ILINX NA ESCOLA? O ENSINO DO JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DE ROGER CAILLOIS. Corpoconsciência, 24(2), 91–102. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10508

Edição

Seção

Seção Temática - IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO JOGO NAS PRÁTICAS CORPORAIS

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