Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física
Palavras-chave:
Autopercepção. Competência Profissional. Graduação. Atividade Física.Resumo
O estudo da competência percebida visa a descrever a percepção do indivíduo no ambiente e sua adaptação, compreendendo determinadas ações comportamentais e a impressão registrada em contextos distintos. O objetivo deste estudo é verificar a autopercepção de competência profissional dos graduandos, dos diferentes semestres letivos, do curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Participam do estudo 93 indivíduos, sendo 52 do gênero feminino e 41 do gênero masculino. O instrumento de medida utilizado é a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para análise dos dados são realizadas Correlações e Análises de Variância Multivariadas. Os resultados mostram que a competência geral percebida está muito próxima do suficiente, conforme escala do autor; já o gênero masculino sente-se mais competente que o gênero feminino. Os dados indicam relação entre as disciplinas de programas de atividade física, consideradas pedagógicas, assim como os estágios e boas notas, com uma melhor percepção de competência.Downloads
Publicado
2011-03-25
Como Citar
Lemos, E. D., Lee, C. L., & De Rose Junior, D. (2011). Autopercepção de competência profissional dos estudantes de um curso superior de atividade física. Corpoconsciência, 14(2), 31–42. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3523
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).