BNCC E A INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

UMA POTENCIALIDADE PARA OS ANOS INICIAIS DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Clara Rabelo Jaime mariarabelo@ufpr.br
    Universidade Federal do Paraná
  • Soraya Correa Domingues correadomingues@ufpr.br
    Universidade Federal do Paraná

DOI:

10.51283/rc.27.e15064

Palavras-chave:

Habilidades, Educação Física, Inteligência Corporal Cinestésica

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade de estimular a inteligência corporal-cinestésica através das 27 habilidades da BNCC para a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, essas habilidades foram categorizadas em 3 eixos que partem de estudos sobre a inteligência corporal-cinestésica: (1) Propostas com verbos de ação para apresentação de saberes e experimentação das práticas corporais; (2) Práticas que despertam o interesse corporal por diferentes estratégias; e (3) que oportunizem a continuidade progressiva de saberes. Os resultados apresentam que é possível desenvolver essa inteligência através da BNCC, mas esse trabalho pode ser qualificado ao ampliar comandos e preocupações sobre as manifestações do corpo; organizar as unidades temáticas de modo semelhante; utilizar temas geradores, discussões e diferentes linguagens; e estruturar uma proposta contínua entre conteúdos e blocos. Desse modo, as habilidades da BNCC se tornam potencialidades que valorizam a educação física e suas práticas corporais.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Jaime, M. C. R., & Correa Domingues, S. (2023). BNCC E A INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA POTENCIALIDADE PARA OS ANOS INICIAIS DA APRENDIZAGEM. Corpoconsciência, 27. https://doi.org/10.51283/rc.27.e15064

Edição

Seção

Seção Temática - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR