BNCC E A INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
UMA POTENCIALIDADE PARA OS ANOS INICIAIS DA APRENDIZAGEM
DOI:
10.51283/rc.27.e15064Palavras-chave:
Habilidades, Educação Física, Inteligência Corporal CinestésicaResumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a possibilidade de estimular a inteligência corporal-cinestésica através das 27 habilidades da BNCC para a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, essas habilidades foram categorizadas em 3 eixos que partem de estudos sobre a inteligência corporal-cinestésica: (1) Propostas com verbos de ação para apresentação de saberes e experimentação das práticas corporais; (2) Práticas que despertam o interesse corporal por diferentes estratégias; e (3) que oportunizem a continuidade progressiva de saberes. Os resultados apresentam que é possível desenvolver essa inteligência através da BNCC, mas esse trabalho pode ser qualificado ao ampliar comandos e preocupações sobre as manifestações do corpo; organizar as unidades temáticas de modo semelhante; utilizar temas geradores, discussões e diferentes linguagens; e estruturar uma proposta contínua entre conteúdos e blocos. Desse modo, as habilidades da BNCC se tornam potencialidades que valorizam a educação física e suas práticas corporais.
Referências
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula: fascículo 8 - na sala de aula. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011a.
______. Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas: fascículo 3 - na sala de aula. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011b.
______. Inteligências múltiplas e seus estímulos. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.
BRANCO, Emerson Pereira e colaboradores. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades? Debates em educação, v. 11, n. 25, p. 155-171, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRITO, Ana Emília Ferraz. ULIANA, Marcony Brandão. O estímulo as inteligências múltiplas para quem porta múltiplas inteligências. Magistro, v. 2, n. 16, 2017.
CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2010.
DOMINGUES, Soraya Correa. Formação em educação física na dimensão da educação ambiental. Curitiba, PR: CRV, 2021.
FERREIRA, Leonardo e colaboradores. Uma discussão sobre os conceitos de objetivo, habilidade e competência na BNCC do ensino médio. Currículo e docência, v. 2, n. 2, p. 4-22, 2020.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1994.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2004.
MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
MORENO, Luis Moral e colaboradores. La inteligencia corporal-cinestésica. Educación y futuro, n. 31, p. 105-135, 2014.
NEIRA, Marcos Garcia. BNCC de educação física: caminhando para trás. educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo, Ação Educativa, 2019.
______. Incoerências e inconsistências da BNCC de educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 40, p. 215-223, 2018.
NEITZEL, Odair; SCHWENGBER, Ivan Luís. Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC. Educação e emancipação, v. 12, n. 2, p. 210-227, 2019.
NISTA-PICCOLO, Vilma e colaboradors. Manifestações da inteligência corporal-cinestésica em situação de jogo na educação física escolar. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 12, n. 4, p. 25-32, 2004.
OLIVEIRA, Nathalia Dória e colaboradores. Linguagens e educação física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. 1-10, 2021.
OLIVEIRA-CASTRO, Jorge; OLIVEIRA-CASTRO, Karina. A função adverbial de" inteligência": Definições e usos em psicologia. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 17, n. 3, p. 257-264, set./ dez., 2001.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 1999.
ROAZZI, Antonio; SOUZA, Bruno Campello de. Repensando a inteligência. Paidéia, v. 12, n. 23, p. 31-55, 2002.
TOLEDO, Marcos Vinícius de Souza; MAIA, Luiz Cláudio Gomes; TOLENTINO, Renata de Sousa da Silva. A orientação profissional: a teoria das inteligências múltiplas aplicada na base nacional comum curricular em um ambiente compartilhado do conhecimento. Brazilian journal of development, v. 8, n. 5, p. 37416-37433, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).