BIBLIOGRAFIAS DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS AO LAZER DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
DOI:
10.51283/rc.27.e14242Palavras-chave:
Lazer, Educação Física, BibliografiaResumo
Pesquisas relacionadas ao lazer são influenciadas por uma necessidade apresentada por um campo de atuação que se alarga ao longo do tempo. É crescente o interesse acadêmico pelo tema que se apresenta como um dos campos de atuação mais promissores do século XXI. A pesquisa buscou identificar e analisar as obras e os autores de bibliografias básicas e complementares de disciplinas relacionadas ao lazer dos cursos de Educação Física de Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. A pesquisa se delineou como documental, pois os documentos analisados não passaram por nenhum tratamento analítico anterior. Além disso, foi caracterizada como descritiva-exploratória, intentando uma visão mais geral e uma aproximação inicial com objeto pesquisado. Como conclusões foram identificados um forte impacto das obras de Nelson Carvalho Marcellino e poucas diferenças entre as bibliografias obrigatórias entre o bacharelado e a licenciatura.
Referências
BARROS, José Maria de Camargo. Educação física na UNESP de Rio Claro: bacharelado e licenciatura. Motriz, v. 1, n. 1, p. 71-80, 1995.
BORDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2004.
______. Razões Práticas. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2018.
CAVALCANTE, Fernando Resende; LAZZAROTTI FILHO, Ari. O lazer nos currículos dos cursos de educação física: diversidades e tendências. Movimento, v. 27, e27056, p. 1-24, 2021.
CORRÊA, Evandro Antonio. Formação acadêmica e intervenção profissional de educação física no âmbito do lazer. Motriz, v. 15, n. 1, p. 132-142, 2009.
FILIPPIS, André De; MARCELLINO, Nelson Carvalho. Formação profissional em lazer, nos cursos de educação física, no estado de São Paulo. Movimento, v. 19, n. 3, p. 31-56, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Rodrigo de Oliveira. Lazer e formação profissional: um estudo sobre licenciatura e bacharelado em educação física. 2013. 126f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2013.
GOMES, Cristina Marques. Pesquisa científica em lazer no brasil: bases documentais e teóricas. 2004. 157f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico de educação física. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.
ISAYAMA, Helder Ferreira. Recreação e lazer como integrantes dos currículos dos cursos de graduação em educação física. 2002. 197f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.
______. O profissional da educação física como intelectual: atuação no âmbito do lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: para atuação em políticas públicas. Campinas, SP: Papirus, 2003.
______. Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural. Motriz, v. 15, n. 2, p. 407-413, 2009.
______. Formação profissional no âmbito do lazer: desafios e perspectivas. In: ISAYAMA, Helder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas, SP: Papirus, 2010.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. A relação teoria e prática na formação profissional em lazer. In: ISAYAMA, Helder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas, SP: Papirus, 2010.
______. Pedagogia da animação. Campinas, SP: Papirus, 1990.
______. Lazer e educação. Campinas, SP: Papirus, 1987.
______. Lazer e humanização. Campinas, SP: Papirus, 1983.
MARIN, Elizara Carolina. Currículo e formação do profissional do lazer. Revista brasileira de ciencias do esporte, v. 23, n. 1, p. 123-130, 2001.
MELO, Victor Andrade; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao lazer. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2012.
MOESCH, Marutschka Martini. O lazer faz o elo: reinventar as políticas públicas para o lazer e turismo humanizadores. In: GOMES, Christiane Luce; ISAYAMA, Helder Ferreira (Orgs.). O direito social ao lazer no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
MONTENEGRO, Gustavo Maneschy; MOREIRA, Wagner Wey. Conhecimento sobre o lazer nos cursos de educação física da cidade de Belém. Licere, v. 17, n. 3, p. 44-65, 2014.
NASCIMENTO, Diego Ebling do e colaboradores. Formação, lazer e currículo: os cursos de educação física do Tocantins. Licere, v. 23, n. 2, p. 342-361, 2020.
NASCIMENTO, Oromar Augusto dos Santos; INÁCIO, Humberto Luís de Deus; LAZZAROTTI FILHO, Ari. O lazer nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em educação física no estado de Goiás. Licere, v. 22, n. 4, p. 392-414, 2019.
NOGUEIRA, Cláudio Marque Martins. Vocabulário Bordieu. In: CATANI, Afrânio Mendes e colaboradores (Orgs.). Vocabulário Bordieu. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2017.
SCHWARZ, Liamara. A disciplina lazer e recreação na formação de professores de educação física: estudo sobre alguns tratos curriculares em universidades estaduais do Paraná. 2007. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2007.
SILVA, Silvio Ricardo da; CAMPOS, Priscila Augusta F. Formação profissional em educação física e suas interfaces com o lazer. In: ISAYAMA, Helder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas, SP: Papirus, 2010.
WERNECK, Christianne Luce Gomes. Recreação e lazer: apontamentos históricos no contexto da educação física. In: WERNECK, Christianne Luce Gomes. Lazer, recreação e educação física: turismo, cultura e lazer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).