PEDAGOGIA DO ESPORTE

PERCEPÇÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DE UM PROJETO SOCIAL ESPORTIVO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Mateus Fernandes de Oliveira ma.te.us16@hotmail.com
    Unicamp
  • Luis Felipe Nogueira Silva luisfelipenogu@gmail.com
    Unicamp
  • Alcides José Scaglia alcides.scaglia@fca.unicamp.br
    Unicamp

DOI:

10.51283/rc.v25i1.11498

Palavras-chave:

Socioeducativo, Técnico-tático, Histórico-cultural, Pedagogia do Esporte

Resumo

Os projetos sociais esportivos têm como advento a promoção da prática de esportes e atividades física que aventem, também, possibilidades de transformações e ressignificações do status quo em ambientes com grandes demandas sociais, econômicas e educacionais. Dessa forma, o estudo buscou diagnosticar, em um projeto social esportivo, desenvolvido no contexto universitário, como são contemplados referenciais que contemplem os aspectos socioeducativos, técnico-táticos e histórico-cultural, chancelados pela disciplina da Pedagogia do Esporte e suas tendências metodológicas emergentes. A investigação foi pautada pela triangulação de dados oriundos de entrevistas com quatro dos membros fundadores, 11 responsáveis legais de alunos e alunas e análise documental do estatuto da instituição pesquisada. Os resultados demonstraram maior contemplação do referencial socioeducativo, realçando a importância de se estabelecer um contexto que viabilizem a participação, formação e a prática de valores sociais por meio do esporte, relativa preocupação com o referencial técnico-tático e lacunas quanto à exploração do referencial histórico-cultural no referido projeto social esportivo. Ressalta-se, assim, o cuidado com a elaboração do projeto político-pedagógico em instituições desta natureza e coerência teórico-prática com a aplicação dos pressupostos didático-metodológicos estabelecidos formalmente.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Oliveira, M. F. de, Silva, L. F. N., & José Scaglia, A. . (2021). PEDAGOGIA DO ESPORTE: PERCEPÇÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DE UM PROJETO SOCIAL ESPORTIVO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Corpoconsciência, 25(1), 23–38. https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.11498

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